
No Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil, comemorado em 15 de fevereiro, o Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) destaca a importância do diagnóstico precoce, que eleva as chances de cura para 80%. Histórias como as de Gabrielli, Enzo Gabriel e Wellington, pacientes que recentemente tocaram o sino da vitória após vencerem o câncer, são exemplos da eficiência do tratamento.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3
Conscientização global e impacto do câncer infantil
Criada em 2002 pela Childhood Cancer International, a data tem o objetivo de sensibilizar sobre o câncer infantojuvenil e ressaltar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do suporte às famílias. O câncer é a principal causa de morte por doenças entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil.
A oncologista pediátrica do Grendacc, Arianne Casarim, alerta para a necessidade de atenção aos sinais e sintomas da doença, muitas vezes semelhantes aos de enfermidades comuns na infância. “Diante de um ou mais sintomas, procure um médico pediatra”, orienta.
Principais sinais e sintomas do câncer infantil
- Febre persistente por mais de oito dias sem causa aparente;
- Perda de peso superior a 10% nos últimos seis meses;
- Palidez e hematomas sem motivo aparente;
- Dores frequentes, afetando sono, alimentação e brincadeiras;
- Inchaço dos gânglios linfáticos;
- Dor de cabeça associada a vômitos e despertares noturnos.
Atendimento humanizado e eficiência do tratamento
Atualmente, 18 crianças estão em tratamento no Grendacc, recebendo acompanhamento de oncologistas pediátricos e uma equipe multidisciplinar, incluindo nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e enfermeiros. “Esse suporte especializado faz toda a diferença para o paciente”, afirma Arianne.
Graças a esse atendimento integral, o Grendacc registra índices de cura de 80%. Nos primeiros meses de 2024, três crianças concluíram seus tratamentos e celebraram com o tradicional toque do sino:
Gabrielli Gonçalves da Silva, 12 anos: venceu um tumor de Wilms e encerrou o tratamento em 28 de janeiro;
Enzo Gabriel Nunes da Silva, 10 anos: superou uma leucemia linfóide aguda após um transplante de medula óssea e tocou o sino em 5 de fevereiro.
Ver esta publicação no Instagram
Wellington Marino Leite, 14 anos: finalizou seu tratamento contra a leucemia linfóide aguda de alto risco em 12 de fevereiro.
Mesmo curados, os pacientes seguem em acompanhamento periódico com consultas e exames.
[tdj-leia-tambem]
Sobre o Grendacc
Fundado em 1995, o Grendacc é uma instituição filantrópica que oferece atendimento humanizado e especializado para crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, com ênfase no tratamento de doenças oncológicas. A instituição se destaca pelo compromisso com a saúde infantil e pelo impacto positivo na vida de milhares de famílias.