
O estoque de vacinas Pentavalente e DPT (Tríplice Bacteriana – Difteria, Tétano e Coqueluche) foi normalizado neste mês nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família de Jundiaí (SP).
As doses não eram entregues pelo Ministério da Saúde desde o mês de dezembro. A estimativa é de que 3 mil crianças, entre 2 meses a 6 meses de idade, sejam imunizadas.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Maria do Carmo Possidente, a distribuição foi feita ainda na última sexta-feira (17).
Somente com a Pentavalente, que imuniza crianças de 2, 4 e 6 meses, a demanda mensal do município é de 1,5 mil doses. “A quantidade recebida atende a nossa demanda acumulada”, explica a enfermeira.
A profissional ainda destaca que as famílias devem buscar as unidades de referência para fazer a imunização no horário de atendimento. “Alguns serviços também imunizam no período noturno, como Hortolândia, Clínica da Família Novo Horizonte, Tamoio e Agapeama”, acrescenta.
A falta do produto foi em decorrência da reprovação pela Anvisa de lote adquirido pelo Ministério da Saúde (MS), ainda no ano passado.