exame-de-sangue_ubs-vila-aparecida-Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

De acordo com o calendário da Organização Mundial da Saúde (OMS), o mês de julho, identificado como a Campanha Julho Amarelo, é dedicado à prevenção, identificação e tratamento de hepatites B e C.

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a fim de marcar o Dia Mundial de combate às Hepatites Virais (28/07), promove ao longo da semana entre 25 a 29, ações específicas para o atendimento e esclarecimento sobre a doença. Os atendimentos estão concentrados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Segundo dados do Centro de Testagem e Aconselhamento, da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), em 2022 foram registrados 140 casos de hepatite B em tratamento com medicamento, e 97 casos de hepatite C também com tratamento medicamentoso.

A campanha irá promover divulgações de informações sobre Hepatites Virais nos serviços de saúde, redes sociais e mídia; orientações coletivas em parceria com instituições que atendem o público-alvo da campanha e a oferta de testes para Hepatite C no CTA das 7h às 15h30, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme o horário de atendimento de cada serviço.

Além disso, as UBSs também oferecem a vacina para Hepatite B. As doses são aplicadas ainda na infância, porém a população adulta que não recebeu a imunização, pode procurar uma UBS para receber a aplicação. O CTA de Jundiaí está localizado na Rua Conde de Monsanto, 480 – Centro.

Sobe as hepatites

A hepatites virais, são uma infecção, que atingem o fígado ocasionando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, que não apresentam sintomas.

Estas infecções, causadas pelos vírus B ou C, podem se tornar crônicas. E como, nem sempre apresentam sintomas, grande parte da população desconhece ter a infecção. Isso faz com que a doença evolua por décadas sem o devido diagnóstico.

O avanço da infecção compromete o fígado, sendo a causa de fibrose avançada, da cirrose e também levando ao desenvolvimento de câncer e até a necessidade de transplante do órgão.

“É importante lembrar que as hepatites virais são doenças silenciosas, isto é, as pessoas podem conviver com o vírus B e ou C por muitos anos sem apresentar sintomas. Assim é fundamental que pelo menos uma vez na vida as pessoas façam o teste como prevenção”, orienta Maria de Lurdes Munhoz, gerente do centro de testagem e aconselhamento.

[tdj-leia-tambem]