Jundiaí registra 10 casos de sarampo e população entra em alerta
Jundiaí registra 10 casos de sarampo e população entra em alerta

A procura pelas doses de vacinas Tríplice, que protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, cresceu 638% em relação à média de doses oferecidas em meses anteriores, em Jundiaí, segundo a Vigilância Epidemiológica (VE).

Ainda de acordo com dados da VE divulgados nesta quarta-feira (28), apenas em agosto 11.081 doses foram aplicadas no município, que registra dez casos confirmados de sarampo, três descartados e 97 suspeitos. 

A oferta de vacinas é feita pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a partir da distribuição do Ministério Público da Saúde (MS). Até o momento, o estoque entregue a cidade tem atendido a demanda. 

“A procura pela vacina tem sido grande em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família. É importante que as pessoas apenas busquem a vacinação se não possuírem as doses recomendadas para o seu público”, destaca a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente.

[tdj-leia-tambem]

Vacinação

A imunização contra o Sarampo é indicada para as pessoas nascida a partir de 1960, que não tenham sido vacinadas. São necessária duas doses para pessoas até 29 anos e uma dose para quem tem mais de 30 anos. 

As crianças entre 6 meses e menores de 1 ano foram incluídas pela SES para a receptação da dose extra, além das doses de rotina (aplicadas aos 12 e 15 meses). 

As vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família durante o horário de funcionamento dos equipamentos. Desde a última segunda-feira (26), além da UBS Hortolândia e da Clínica da Família, as unidades Agapeama e Tamoio também passarão a abrir a sala de vacinação em horário ampliado.

Confira os horários a seguir:

  • Clínica da Família até 20h (senhas entregues até 19h30)
  • UBSs Agapeama/Vila Esperança até 20h30 (senhas entregues até 20h30)
  • UBSs Hortolândia e Tamoio até 21h (senhas entregues até 20h)

No caso de dúvida sobre a imunização, basta comparecer à UBS de referência com a carteira vacinal para o esclarecimento. Caso não possua o documento e faça parte do grupo, busque o atendimento para receber a imunização.