jundiai

Jundiaí regrediu para a fase laranja do Plano SP de enfrentamento ao novo coronavírus. O anúncio foi feito no início da tarde desta sexta (26) pelo governador João Doria (PSDB), depois do crescimento de casos graves e de internações registradas pelo DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas.

Na fase laranja, válida a partir da próxima segunda (1), as cidades podem manter o comércio em funcionamento por oito horas diárias, respeitando os 40% de ocupação, com fechamento até as 20h. Isso vale para comércio de rua, shoppings e restaurantes. Já os bares não podem funcionar com atendimento presencial.

Desde quarta (24), a região já apresentava taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) acima do aceitável para a fase amarela, com 72,2% dos leitos ocupados. Ontem, a situação piorou e o índice chegou aos 73,4%. Os novos óbitos saíram de 6,3 para 8,2 para cada 100 mil habitantes.

[tdj-leia-tambem]

Nos últimos meses, a região tem se mantido na fase amarela com frequência. Ela ficou na fase verde até 29 de novembro, e regrediu no dia 30. Permaneceu na amarela ao longo de dezembro e só regrediu para a laranja de 25 de janeiro e 8 de fevereiro, até avançar para a amarela novamente.

Toque de recolher

Seja em qual for a fase, todo o Estado deve respeitar, a partir de hoje (26), o “toque de restrição” anunciado pelo governador. A medida impede a circulação de pessoas sem justificativa de trabalho ou ida a hospitais e farmácias, das 23h às 5h, diariamente.

O objetivo é conter, principalmente, festas clandestinas e aglomerações particulares e, pra isso, anunciou que irá reforçar a fiscalização. (com informações do Todo Dia)