
No início da semana muitas cidades da região de Sorocaba foram invadidas pela sujeira trazida pelo Rio Tietê, por conta das fortes chuvas. Essa é uma das preocupações, a saúde, já que a sujeira é tóxica e possui grandes chances de causar doenças.
De acordo com o médico infectologista, Danilo Duarte o simples contato com a água pode contaminar. O especialista ainda afirma que “não é necessário nem mesmo ter alguma fissura na pele pra contrair alguma destas doenças”.
Para os moradores que não conseguiram evitar o contato com a água, o médico orienta que evitem o contato com o lixo para que a situação não se agrave. Para sintomas como febre, mal estar ou qualquer outro tipo que apareça depois de ter contato com a água é recomendado procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
As barragens de Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e Rasgão foram por onde as águas do Rio Tietê passaram. A principal função dela é represar a água, mas em situação de excesso por conta chuva, as comportas de abrem por questão de segurança.
Com isso, a água desce em maior volume e todo o lixo acumulado da capital acaba seguindo em direção ao interior. Por esse motivo um “mar de lixo” se formou no Parque das Lavras em Salto esta semana.