acumulo de lixo trazido pela chuva
Lixo acumulado no Parque das Lavras em Salto

No início da semana muitas cidades da região de Sorocaba foram invadidas pela sujeira trazida pelo Rio Tietê, por conta das fortes chuvas. Essa é uma das preocupações, a saúde, já que a sujeira é tóxica e possui grandes chances de causar doenças.

De acordo com o médico infectologista, Danilo Duarte o simples contato com a água pode contaminar. O especialista ainda afirma que “não é necessário nem mesmo ter alguma fissura na pele pra contrair alguma destas doenças”.

Para os moradores que não conseguiram evitar o contato com a água, o médico orienta que evitem o contato com o lixo para que a situação não se agrave. Para sintomas como febre, mal estar ou qualquer outro tipo que apareça depois de ter contato com a água é recomendado procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

As barragens de Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e Rasgão foram por onde as águas do Rio Tietê passaram. A principal função dela é represar a água, mas em situação de excesso por conta chuva, as comportas de abrem por questão de segurança.

Com isso, a água desce em maior volume e todo o lixo acumulado da capital acaba seguindo em direção ao interior. Por esse motivo um “mar de lixo” se formou no Parque das Lavras em Salto esta semana.

[tdj-leia-tambem]