são vicente leitos
Foto: Hospital São Vicente

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), anunciou no início da noite desta sexta (26) a ampliação de 16 novos leitos exclusivos no Hospital São Vicente de Paulo para pacientes com suspeita ou diagnosticados com a Covid19. A medida vem logo após a confirmação do retorno da região de Campinas para a fase laranja do Plano SP de enfrentamento ao novo coronavírus (leia mais nesta reportagem).

A informação foi publicada na página de Luiz Fernando no Facebook. “Ainda que não tenhamos a necessidade de uso imediato desses 16 novos leitos, nosso perfil de trabalho é atuar de forma antecipada aos problemas, como fazemos desde o início da pandemia. Neste momento, a medida é preventiva. Caso seja identificada a necessidade, estamos com a estrutura pronta para prestar a assistência de saúde para quem precisa”, declarou o prefeito, na publicação.

post face lf
Publicação do prefeito no Facebook recebeu muitos elogios (Foto: Reprodução)

Leitos híbridos

Na sequência, a Prefeitura de Jundiaí divulgou a informação no site e chamou o reforço de “leitos híbridos” – que a qualquer momento podem ser transformados em leitos de alta complexidade. O texto oficial ainda destacou que nas últimas quatro semanas a taxa de novas internações semanais permanece em 50 solicitações.

[tdj-leia-tambem]

Com os novos leitos, o crescimento é de 19% em relação ao quadro atual. “A medida é preventiva. O incremento será realizado assim que identificada a necessidade no cenário epidemiológico local”, ressaltou o poder público, na nota.

Até esta sexta-feira (26), a cidade contabiliza 82 leitos públicos exclusivos para o uso Covid19 no Hospital São Vicente, sendo 62 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 de enfermaria. Com o acréscimo, serão 36 leitos de enfermaria híbridos.

arte pmj
Prefeitura anuncia o que pode e o que não pode no retorno à fase laranja do Plano SP (Foto: Arte/PMJ)

Fase laranja

Na fase laranja, restaurantes, comércios, shoppings, galerias, lojas de conveniência, salões de beleza e academias podem funcionar das 6h às 20h, de segunda à sexta-feira, com 40% de capacidade de ocupação em todos os setores e funcionamento de no máximo 8 horas por dia.

Bares com atendimento presencial não podem abrir. Escolas públicas e particulares podem funcionar seguindo os protocolos já estabelecidos. Atividades culturais como cinema e teatro podem funcionar. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.

Toque de Restrição

No caso do Toque de Restrição, das 23h às 5h só poderão funcionar serviços essenciais, como postos de gasolina, transporte público, supermercados e farmácias. A orientação do Plano São Paulo tem por objetivo conter o avanço da pandemia em todo o Estado, já que em algumas regiões os números de novos casos e internações tiveram crescimento expressivo. (com informações da Prefeitura de Jundiaí)