Médico cria gibi para 'acalmar' pacientes do Grendacc antes de cirurgia

A apreensão antes de uma cirurgia costuma ser comum a todos, mas para os pequenos esse sentimento é, certamente, ainda maior. Foi pensando nisso que o professor doutor Marcio Lopes Miranda, cirurgião, criou o “Luke e Doutor Mário em: Gol de Placa”, destribuído antes do procedimento para pacientes do Grendacc.

Dr. Márcio, que é cirurgião pediátrico, tomou a frente do projeto por iniciativa própria e contou com a ajuda de dois pais de pacientes: Fábio Oliveira, que ilustrou o gibi, e Sandra Sahd, fundadora da Embaixadores da Prevenção, que é editora.

Nas páginas do gibi a criança fica sabendo, de maneira simples e lúdica, todos os processos pelos quais irá passar durante a cirurgia. Luke, o paciente, será operado pelo Dr. Mário, tendo como seu anestesista o Dr. Indolor. A história só termina com a alta de Luke, após a retirada do curativo.

O intuito é tornar o processo cirúrgico o menos traumático possível, até mesmo com uma pitadinha de diversão. “Eu sinto que com essa linguagem do gibi eles começam a sorrir, uma criança que antes estava apreensiva. Só um sorriso para mim já vale a pena”, garante o cirurgião.

Ele lembra de um caso de um paciente que após finalizado todos os procedimentos, levou o gibi para os amigos na escola. “É algo simples, mas está tomando uma dimensão que não esperávamos. Está sendo muito satisfatório”, continua.

As cirurgias realizadas fazem parte de um projeto feito pelo Grendacc para reduzir as filas de espera de cirurgias pediátricas nos hospitais de Jundiaí e região. Os procedimentos são realizados no Hospital da Criança e o Dr. Márcio é um dos médicos convidados para a realização do projeto.

Agora ele está realizando um estudo científico para comprovar se há algum impacto na criança e na família essas informações lúdicas passadas antes do procedimento.

E depois, como conta o cirurgião, o intuito é fazer mais gibis, abordando outros temas. “Queremos fazer com outras doenças, até mais graves, de casos em que as doenças limitam as crianças, por exemplo”.

Para viabilizar todo o projeto do gibi, Dr. Marcio contou com apoio e patrocínio da CIPE – SP, Unicamp Cirurgia Pediátrica, Embaixadores da Prevenção, Bhiosupply e Confiance Medical.