
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que Brasil receberá, por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), um antiviral para combate ao surto de monkeypox, ou varíola dos macacos. O ministro fez a afirmação hoje, segunda-feira (1), em uma publicação feita em seu perfil do Twitter.
Uma pesquisa publicada na revista científica “The Lancet Infectious Diseases”, do grupo “The Lancet”, mostrou que o antiviral tecovirimat é promissor na redução da duração dos sintomas, bem como, o tempo em que pacientes com varíola dos macacos são capazes de infectar outras pessoas.
Os pacientes que receberam tratamento com o tecovirimat, de acordo com o estudo, tiveram menor duração dos sintomas e expeliu o vírus por menos tempo pelo trato respiratório superior, como nariz, faringe, laringe e parte superior da traqueia.
Segundo a última atualização do Ministério da Saúde, o Brasil, até o momento registra 1.369 casos confirmados de monkeypox ou varíola dos macacos. Ainda não há previsão de quantas doses serão importadas e quais grupos, de fato, receberão o antiviral.
Por estados, os casos ficam divididos assim:
- São Paulo – 1.031 casos;
- Rio de Janeiro – 169 casos;
- Minas Gerais – 63 casos;
- Distrito Federal – 20 casos;
- Paraná – 21 casos;
- Goiás – 18 casos;
- Bahia – 11 casos;
- Ceará – 4 casos;
- Rio Grande do Norte – 2 casos;
- Espírito Santo – 2 casos;
- Pernambuco – 7 casos;
- Tocantins – 1 caso;
- Acre – 1 caso;
- Rio Grande do Sul – 6 casos;
- Mato Grosso do Sul – 5 casos;
- Amazonas – 1 caso;
- Santa Catarina – 7 casos;
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		