
A área pública de 3,4 mil metros quadrados, localizada na Avenida Humberto Cereser, no bairro Jundiaí Mirim, passa a ser o canteiro de obras da Nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, a partir de segunda-feira (13).
O prazo para conclusão do prédio de 430 metros quadrados está previsto para dezembro, de acordo com a empresa responsável.
LEIA TAMBÉM:
Prefeito anuncia construção da Nova UBS Jundiaí Mirim
Hospital São Vicente ganha novos equipamentos com investimento de R$ 4 milhões
Projetada a partir do modelo de ambiente e atendimento humanizado, resolutivo e acessível, a unidade contará com os programas ‘Guardião da Saúde’ e ‘Posso Ajudar’. Além do atendimento odontológico que será ampliado para todas as idades.
O prefeito Luiz Fernando Machado afirma que a Nova UBS Jundiaí Mirim é um pedido antigo dos moradores, com mais de 27 anos de solicitação, que agora será cumprido.
Ainda de acordo com o prefeito, o investimento será de aproximadamente R$ 1,7 milhão, em um prédio que terá consultórios, sala para agentes comunitários, consultório odontológicos, escovódromo, entre outros departamentos.
Além disso, o local será acessível e contará com um espaço para pessoas com mobilidade reduzidas ou idosos, segundo o prefeito.
Para o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, a obra terá uma novidade implantada com o funcionamento do novo prédio que será o acréscimo de agentes comunitários de saúde.
“Temos 11,8 mil usuários cadastrados, sendo 6,9 mil ativos. Com os agentes comunitários será possível identificar as necessidades de cada região e direcionar atividades específicas. É uma forma de promoção da saúde ativa”, detalha Tiago.
Novo acordo
Depois de ser paralisada em 2013 após a empresa vencedora da licitação desistir da construção, foi anunciado em um encontro com moradores do bairro, na segunda-feira (06), que a Nova UBS será construída.
A Nova UBS Jundiaí Mirim, assim como a Nova UBS Jardim do Lago, estão sendo construídas a partir de contrapartidas de empreendimentos imobiliários. A Emeb Joaquim Candelário de Freitas também recebe o mesmo modelo de investimento para a construção, que já está em andamento.