(Foto: Divulgação/HU)
(Foto: Divulgação/HU)

A campanha ‘Novembro Roxo’ iniciou na última segunda-feira no Hospital Universitário de Jundiaí. A campanha tem como objetivo sensibilizar a população sobre o nascimento de bebês prematuros, aqueles que nascem antes do tempo previsto. A comissão de humanização, eventos e voluntariado da instituição decorou o Bloco Neonatal com as cores da prematuridade. Além disso, estão realizando uma mostra fotográfica com momentos do pele a pele entre os recém-nascidos e seus pais.

O dia da prematuridade é nesta quinta-feira, dia 17, e diversas ações serão realizadas. Os colaboradores usarão algum adereço roxo em seus uniformes ou uma peça roxa alusiva à data. Acontece uma oficina onde pais e mães irão confeccionar um adereço de porta com o pezinho de seus filhos. Logo na sequência, acontece um café da tarde e realizam uma exposição dos enfeites em frente a Bloco Neonatal.

(Foto: Divulgação/HU)

No dia 22 ocorrerá uma palestra em parceria com a Unidade de Gestão e Promoção da Saúde do Município de Jundiaí sobre “Os impactos da prematuridade no desenvolvimento infantil”, através da plataforma zoom com o ginecologista e obstetra Dr. Stéphanno Gomes Pereira Sarmento que é fundador do Centro de Pesquisa e Prevenção da Prematuridade em parceria com a prefeitura municipal e a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e a enfermeira Ludmila Brisque Santos, coordenadora na enfermagem do núcleo técnico estratégia Saúde da Família.

Sobre a prematuridade

A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes dos cinco anos. Alertar e esclarecer a população através de mobilizações com foco na prevenção do nascimento antecipado e sobre os riscos envolvidos, bem como na assistência, proteção e promoção dos direitos dos bebês é o objetivo da campanha ‘Novembro Roxo’. O tema global é “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”.

Para o pai, Roberto Borges de Souza, que vem realizando o pele a pele com sua esposa, Maria Mendes Carvalho, no pequeno Noah que está internado faz 22 dias na UTI Neonatal o ato tem um grande significado. “É através desse contato que consigo dar mais forças para ele amamentar, ficar forte e engordar para ter alta. Tenho o maior prazer da vida de aquecer o meu “prematurinho”. Isso é essencial para a vida dele”.

(Foto: Divulgação/HU)

Consideram prematuros bebês que nascem antes da 37ª semana de gestação. São crianças que possuem órgãos imaturos, baixo peso, cérebro ainda em desenvolvimento e, portanto, maior risco de complicações e necessidade de assistência multiprofissional adequada às suas necessidades nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTIs Neonatais).

[tdj-leia-tambem]