Prefeitura de Jundiaí realiza ações para combate da dengue

Para prevenir doenças causadas pelo Aedes aegypti – transmissor da dengue e das demais arboviroses, como zika vírus, febre chikungunya e febre amarela, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), da Prefeitura de Jundiaí, intensificou as ações para conter o avanço de número de casos em Jundiaí.

Na última semana, a Vila Comercial, localizada na região Sul da cidade, foi alvo de controle químico devido ao aumento de casos positivos e suspeitos, segundo avaliação epidemiológica feita no bairro. “A partir das investigações epidemiológicas, são desencadeadas ações específicas para a realidade de cada local. Bloqueio de todos, busca ativa de sintomáticos e controle químico são exemplos das ações realizadas, informa o médico veterinário e gerente da VISAM, Carlos Ozahata.

É importante lembrar a população de que fique atenta ao quintal e elimine do espaço os possíveis objetos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito. “Cerca de 80% dos criadouros dos mosquitos Aedes aegypti estão no interior das residências. Eliminar qualquer recipiente que possa acumular água é medida definitiva e eficaz”, ressalta.

O Vetor Oeste de Jundiaí é outro local de grande atenção para a equipe. As áreas vizinhas, segundo o gerente, são emblemáticas pela circulação das pessoas entre os municípios, quer seja pelo trabalho, quer seja para fazer compras. Por isso, é importante manter a atenção permanente à ocorrência de suspeitos provenientes dessas áreas.

Boletim Epidemiológico

Os números relativos às arboviroses passaram de publicação quinzenal para semanal, deste o dia 16 de abril. O objetivo é de informar a população e os profissionais da Saúde sobre o avanço das doenças.

Em uma semana, Jundiaí apresentou crescimento de 85% no número de casos confirmados de dengue, passando de 33 para 61. O número de casos autóctones (quando a doença é adquirida no próprio município) teve um aumento de 100% , passando de 21 casos para 42.

[tdj-leia-tambem]