Quadro clínico de Bruno Covas é irreversível, segundo boletim médico

De acordo com o boletim médico, divulgado nesta sexta-feira (14), o prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresentou agravamento de saúde e o quadro é irreversível. Covas está internado desde o dia 2 de maio no Hospital Sírio-Libanês, no Centro da Capital, para tratamento do câncer no sistema digestivo com metástase nos ossos e no fígado.

“O Prefeito Bruno Covas segue internado no Hospital Sírio-Libanês recebendo medicamentos analgésicos e sedativos. O quadro clínico é considerado irreversível pela equipe médica. Neste momento, encontra-se no quarto acompanhado de seus familiares”, diz boletim divulgado nesta noite.

Na segunda-feira (10), Covas havia iniciado uma nova etapa de tratamento, com a combinação de imunoterapia e terapia-alvo, na qual consiste em reforçar o sistema imunológico do paciente, para que ele próprio combata o câncer. A terapia-alvo é feita com outro tipo de medicamento, que identifica uma proteína que existe em células cancerígenas e ataca essas células.

Na semana passada, Covas passou também por sessões de radioterapia para ajudar a conter um sangramento na cárdia detectado em um exame.

Em 3 de maio, Covas foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para passar por um procedimento para conter  sangramento no tumor da cárdia, localizada na transição entre o estômago e o esôfago. Ele chegou a ser intubado para o procedimento, mas foi extubado no mesmo dia, após o sangramento ter sido contido.

No dia 4 de maio, ele teve alta da UTI e foi para leito semi-intensivo. Após sair da UTI, em foto divulgada nas redes sociais, ele apareceu ao lado do filho com a camiseta do Santos, time para o qual ambos torcem. Na mensagem, o prefeito licenciado disse ter vencido mais uma etapa e ter fé em continuar a driblar os próximos obstáculos. Por conta do sangramento, as sessões de quimioterapia que estavam previstas foram suspensas e Covas realizou sessões de radioterapia.

[tdj-leia-tambem]