
O teste do olhinho, também conhecido como teste do reflexo vermelho, é um teste realizado durante a primeira semana de vida do recém-nascido. O exame avalia as estruturas do olho, garantindo o desenvolvimento correto.
De acordo com o neonatologista do Hospital Universitário de Jundiaí, Dr. Fábio Holanda do Nascimento, a avaliação das estruturas do olho permite qualquer alteração que seja sugestiva de doenças oculares como catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, graus elevados de miopia, hipermetropia e, até mesmo, cegueira.
[tdj-leia-tambem]
“É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Quando essa luz é refletida de cor avermelhada significa que as estruturas dos olhos do bebê estão saudáveis. No entanto, quando a luz refletida é esbranquiçada ou de forma diferente entre os olhos, deve-se fazer outros exames com o oftalmologista para investigar a possibilidade de problemas de visão”, explica Dr. Fábio.
Especialistas ainda recomendam a repetição do teste regularmente durante os primeiros 2 anos de vida do bebê, de acordo com orientação do especialista. Mas, normalmente, é feito aos 4, 6, 12 e 24 meses.
No hospital Universitário, o bebê tem alta com todos os exames completos. Como por exemplo, do olhinho, pezinho, orelhinha, coração e linguinha, além das vacinas BCG e contra hepatite.