
A instituição Medula Óssea Jundiaí, junto do hemocentro da Unicamp, deram início à campanha de cadastro de doadores, que acontecerá no dia 29 de maio, próximo sábado.
Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail para [email protected] ou para o WhatsApp (11) 98412-4460. Nestes contatos, deverá encaminhar seu nome completo, número de celular e horário pretendido para realizar o cadastro.
A campanha será realizada no Estádio Jayme Cintra, campo do Paulista FC, em Jundiaí. Até o momento, os horários definidos são: 9h, 9h30, 10h, 10h30, 11h, 11h30, 12h e 12h30. A organização da Medula Óssea Jundiaí confirmará através do e-mail ou WhatsApp o horário e o formulário que o candidato à doação deverá preencher, imprimir e levar no dia da campanha.
Mas atenção: as vagas para participar da campanha são limitadas. “Nosso objetivo é ser ponte para salvar vidas. Para muitas pessoas o transplante de medula óssea é a única chance de viver e para quem doa um grande gesto de amor ao próximo”, explica uma das organizadoras da campanha, Sueli Silva.
[tdj-leia-tambem]
Critérios para ser doador
O interessado em ser doador de medula óssea deve atender aos seguintes critérios:
- Ter entre 18 e 55 anos;
- Não ter nenhuma doença infecciosa ou incapacitante;
- Estar em um bom estado de saúde geral;
- Não estar em jejum.
Caso selecionado como apto para doação, na campanha serão coletados 10 ml de sangue para exame de contabilidade. Se o doador for compatível com algum dos pacientes que aguardam transplante, o Registro de Doadores de Medula (Redome), entrará em contato, por isso, os dados no cadastro devem ser sempre atualizados.