Ocupação de leitos de UTI. (Foto: Divulgação)
Ocupação de leitos de UTI. (Foto: Divulgação)

Pela sétima vez no mês, a Prefeitura de Jundiaí e o Hospital São Vicente de Paulo (HSV) ampliam em mais cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) a ala pública dedicada exclusivamente para o tratamento de Covid19. A partir desta sexta-feira (19), são 88 leitos de UTIs e 100 leitos de enfermaria públicos para o atendimento da população.

Mesmo com a ampliação, a estrutura de atendimento do Hospital São Vicente está chegando próximo ao limite, com 98% da estrutura do hospital ocupada.

“Vivenciamos o maior desafio da pandemia até agora. Conseguimos, com esforços, planejamento e ações intensificadas manter o atendimento para todos. No entanto, chegamos a um momento crucial, em que somente com o apoio da população no cuidado próprio e com o próximo, será possível conter a circulação do vírus e a consequente pressão nos sistemas hospitalares. A administração tem feito a sua parte, mas é preciso que cada um faça a sua”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).

De acordo com dados do HSV, na semana encerrada no dia 14/03, foram registradas 129 internados por Covid19. O número é 30% maior que o registrado na pior semana de junho do ano passado, quando 99 pessoas ocupavam o leito público exclusivo Covid. 

Naquele período, o crescimento foi cadenciado e demorou três meses para alcançar os piores indicadores. Nesta nova fase da doença, o crescimento acelerado é registrado em 20 dias, passando de 59 leitos públicos exclusivos Covid para 129, ou seja, crescimento de 118%.

“As pessoas que estão sendo internadas neste momento mudou em relação ao pico da pandemia. Temos 10% mais pessoas abaixo de 60 anos contaminadas e internadas que em relação ao pior pico vivenciado no ano passado, no mês de julho. Agora, além de o jovem ser contaminado e transmitir para os mais idosos, também passa a sentir os impactos mais severos da doença, ocupando leitos por mais tempo até a evolução final, seja positiva ou negativa”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Com informações da assessoria de imprensa.

[tdj-leia-tambem]