Painel de avaliação da saúde de Jundiaí
Canal de comunicação utilizado por 74.015 pessoas para avaliar o atendimento recebido neste ano (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

O ‘Guardião da Saúde’, canal de comunicação utilizado por 74.015 pessoas para avaliar o atendimento recebido no ano de 2019, registrou o serviço como ótimo ou bom por 75% dos usuários. 

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, os percentuais positivos refletem o trabalho desenvolvido, como ampliação no atendimento, resolutividade e estrutura completa. 

“A Clínica da Família que é o modelo que será ampliado para mais regiões da cidade, exemplo de resolutividade, além de ter a aprovação por 78% da população, 96% daqueles que passaram pelo serviço indicariam o atendimento para outra pessoa”, diz Texera. 

A linha crescente positiva de avaliação é observada de forma nítida na análise da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) Novo Horizonte, que em fevereiro de 2019 indicava 49% de avaliações ‘ótimas’ e em dezembro registra crescimento de 9 pontos percentuais, alcançando 58%. Em contrapartida, as avaliações negativas caíram 7% no comparativo do mesmo período.

“Na soma entre as avaliações ótimas e boas, alcançar 78% em um equipamento com modelo de atendimento diferente do que a população está acostumada, sendo 9% de regular e apenas 13% negativo”, explica a diretora de Atenção Básica, Fabiana Barrete de Alcântara.

[tdj-leia-tambem]

Para a moradora do bairro Fazenda Grande, Maria de Fátima Jardim, 59 anos, a agilidade no atendimento foi um dos pontos positivos que auxiliaram na avaliação. 

“Fui encaminhada pela UBS do meu bairro para fazer o exame aqui [Clínica da Família]. Foi muito rápido. Eu é que demorei para buscar o resultado”, conta a mulher, que aproveitou para avaliar o serviço no Guardião da Saúde. 

Além da Clínica da Família e da UPA Novo Horizonte, o ‘Guardião da Saúde está disponível para a avaliação nas Novas UBSs Maringá e Tulipas.