
No mês de abril o índice de satisfação do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) atingiu 85%, o que é considerado positivo, de acordo com atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), e com o Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS).
A pesquisa é realizada diariamente pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) do HSV, que integra o departamento da Qualidade. Participaram da pesquisa 467 pessoas, o que corresponde a 40% do total de internados.
“Na minha opinião o HSV não é nota 10, é nota 20!”, diz Cícero José dos Santos, 50 anos, mecânico, que está internado há quatro dias devido a uma dor abdominal.
“A equipe médica e de enfermagem deste hospital é muito boa, estou realizando diversos exames para que possa ser dado um diagnóstico para o meu problema. Os médicos me acolhem e dizem que enquanto eu não estiver 100% não vou sair daqui, se preocupam comigo”, relata o mecânico.
Santos participou da pesquisa e considera muito relevante que o hospital tenha interesse em ouvir a sociedade. “Quando estamos aqui e temos a oportunidade de avaliar o serviço, nos sentimos valorizados”, afirma.

Outro paciente que também aprova a realização de pesquisa é Alexandre Majioline, 50 anos, professor de educação física. Majioline passou por uma cirurgia de ileostomia e está no HSV há cinco dias.
“Na minha opinião este hospital é um hotel. Sei que sempre está lotado devido a receber pacientes de várias regiões, mas o atendimento é muito humanizado. Sempre que eu preciso, a equipe vem me auxiliar ou passa a cada meia hora para checar se está tudo bem”, destaca ele quanto ao ponto mais relevante em sua avaliação.

Segundo a analista da Qualidade, Paula Ferigato, que coordena a equipe, a pesquisa é realizada pessoalmente. “A pesquisa é opcional e o paciente ou seu familiar não precisa se identificar se não quiser”, explica ela.
A avaliação inclui diversos quesitos, tais como serviços de segurança, recepção, enfermagem, atendimento médico, higiene, nutrição, fisioterapia, psicologia e serviço social. Além disso, também é possível sugerir melhorias.
Ferigato conta que o foco principal é melhorar cada vez mais o serviço oferecido à população. “Com a pesquisa nós conseguimos verificar o que está bom e o que precisa ser modificado e assim tomar atitudes mais assertivas”, comenta.
Outro ponto importante da pesquisa é que estimula os colaboradores a desempenhar cada vez melhor seus papeis. “Os funcionários se sentem motivados quando recebem elogios de pacientes e acompanhantes. Isso é importante”, comenta.
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Os resultados são inseridos no sistema interno de abastecimento de dados do hospital, utilizado pelas lideranças. Os números são de conhecimento de todos e podem ser solicitados pelos colaboradores que desejam ter acesso a informação.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		