Atendimento odontológico universal chegará a 100% das UBSs em Jundiaí
Atendimento odontológico universal chegará a 100% das UBSs em Jundiaí

Dos 35 equipamentos de Atenção Básica de Jundiaí, 50% já contam com o atendimento odontológico universal. Até o final deste ano, a meta da administração é que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ofereçam atendimento odontológico para todas as idades. 

“As Novas UBSs, além da Clínica da Família são entregues com o atendimento completo, inclusive odontológico para todas as idades. As demais unidades da cidade também estão recebendo o acréscimo no serviço à população. O cuidado odontológico promove a saúde, por isso, a meta é estender a todos”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado. 

Atualmente, crianças, idosos, gestantes e doentes crônicos são atendidos em todas as UBSs que contam com sala odontológica. Com a universalização, o modelo de atendimento passa a receber pessoas de todas as faixas etárias, a partir de demanda espontânea, ou seja, o usuário busca pelo atendimento no balcão e, com a disponibilização de vagas diárias, é feito o procedimento. 

“Se o caso necessitar de mais dias para o encerramento do tratamento, a pessoa já sai com o agendamento na UBS, ou com o encaminhamento para o atendimento especializado, se for o caso de canal, cirurgias ou outros tratamentos específicos”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera. 

[tdj-leia-tambem]

No primeiro quadrimestre de 2019, foram realizados 12% mais procedimentos odontológicos entre as UBSs que contam com a sala, totalizando 101,9 mil atendimentos. Entre eles, o atendimento de Dedilene Santos, 18 anos, mora no Ivoturucaia há um ano, mas há dois não se sentava na cadeira de dentista para avaliar a dentição.

“Eu não sinto dor, mas como agora aqui na UBS existe o atendimento para todas as idades, resolvi passar para fazer uma limpeza e verificar se tem alguma coisa. Vim de Pernambuco e lá não tinha isso. Passei no balcão cedo e à tarde já estou sendo atendida”, comemora a moça.

Nos próximos meses, a UBSs Traviú e a Jardim do Lago, que ainda não contam com o serviço, serão transformadas em Novas UBSs e ganharão o atendimento para todas as idades. 

Atualmente, as UBSs Eloy Chaves, Fazenda Grande, Retiro, Caxambu, Agapeama/Vila Esperança, Ivoturucaia, São Camilo, Colônia, Rui Barbosa, Rio Acima, Rio Branco, Corrupira, Morada das Vinhas e Anhangabaú, além da Clínica da Família e da Nova UBS Maringá contam com o atendimento universalizado.