Banco de Leite Humano de Jundiaí atua com menos da metade do estoque

O Banco de Leite Humano de Jundiaí (SP) está em alerta porque o número de doações despencou por conta do frio dos últimos dias. O banco está trabalhando com metade do estoque.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o Estado de São Paulo é onde se concentra o maior número de bancos de leite humano. São 60 espalhados por várias cidades e quase todos estão operando com os estoques abaixo do ideal.

O Banco de Leite Humano de Jundiaí atende três hospitais e, atualmente, 15 bebês prematuros.

De acordo com Marcela Bionti, que é responsável pelo Banco de Leite, podem ser doadoras todas as mulheres que estão amamentando seus filhos e têm leite excedente.

Além disso, as doadoras não podem ser fumantes e não podem tomar nenhum tipo de medicamento. “Elas [doadoras] entram em contato pelo nosso telefone e nós vamos até a residência, passamos todas as orientações e aí passamos a buscar também o leite na casa delas”, explica Marcela.

LEIA TAMBÉM:

Médicos operam feto com malformação ainda na barriga da mãe em cirurgia inédita

Bebê engasgado é salvo por funcionários do Metrô em SP

Depois que o leite chega ao Banco de Leite, ele passa por um processo de controle de qualidade e, depois que está liberado para distribuição, é enviado para as Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) Neonatais.

Quem se interessar pode entrar em contato pelo telefone: 0800 17 81 55.

Com informações G1.