Campanha de Multivacinação é prorrogada até dezembro

O Governo do Estado de São Paulo prorrogou a Campanha de Multivacinação, voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos, até 1º de dezembro. A segunda prorrogação da mobilização acontece devido à baixa procura pela atualização das carteirinhas de vacinação.

A ação começou no dia 1º de outubro, com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais, em queda no país desde 2015. Desde então, Jundiaí checou 9.155 carteirinhas e aplicou 7.368 doses de vacinas. Dessas, 2.783 em menores de um ano de idade, 2.444 em crianças de 1 a 4 anos, 605 na população de 5 a 8 anos e 1.536 doses em adolescentes de 9 a 14 anos.

“Continuamos fazendo o chamado para os pais e/ou responsáveis levarem as crianças e adolescentes aos equipamentos de saúde para verificação das carteirinhas e aplicação das doses preconizadas para a idade”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente. “Esse esforço coletivo é necessário. Os imunizantes previnem o agravamento de doenças que podem deixar sérias sequelas e até matar. Além disso, é iminente o risco de voltarmos a ter casos de paralisia infantil, se não ampliarmos a cobertura com a vacina contra Pólio.”

Em Jundiaí, a campanha acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família, no horário de atendimento das salas de vacinação. A cidade disponibiliza as 17 vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), além das doses contra Covid-19 e Influenza (gripe).

[tdj-leia-tambem]

Dúvidas

Os imunizantes são seguros, mas havendo dúvidas, acesse o site Vacina 100 Dúvidas, do Governo do Estado. O portal reúne as 100 dúvidas mais frequentes sobre as vacinas nos buscadores da internet. O espaço tem informações claras para desmistificar fake news com relação à imunização, garantindo assim a proteção de toda a população.