
O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) adotou um programa de visitas ao Hospital Universitário (HU), que vem transformando a rotina dos pacientes da unidade, com alegria, diversão e carinho.
Prestes a completar 70 anos, a GMJ encanta os pequenos com a cãoterapia, entre eles está o Davi, de 4 anos, diagnosticado com autismo. Segundo a mãe, Karla Monteiro Alves, que precisou levá-lo ao hospital durante uma crise de epilepsia, diz que a passagem do cão Black chamou a atenção do garoto.
A interação com o animal foi tanta que ele e sua mãe, moradores do bairro Fazenda Grande, fizeram uma visita ao Canil da GMJ, recepcionados pelos inspetores Benedito Marcos Moreno e Alceu Marestoni, que também foram convidados para a festa de aniversário de Davi.
“Amamos fazer essa visita ao Canil da Guarda Municipal de Jundiaí. Ficamos encantados com todos os cães e pela forma como são bem cuidados”, destacou Karla, que aprova a forma como a Corporação se empenha para estar próxima da comunidade.
15 anos de referência
Conhecido por ser destaque nacional em adestramento de cães farejadores e considerado um dos cinco melhores do Estado de São Paulo, o Canil da GMJ se tornou referência também pelo trabalho socioeducativo durante apresentações de showdog.
O setor especializado da Guarda Municipal conta com adestradores, figurantes, condutores de cães de trabalho, todos extremamente profissionais, com atualização e aperfeiçoamento permanentes.
Na perfeita sintonia homem – animal, fazem parte do plantel de cães de trabalho, exemplares de raças diferenciadas e específicas para cada atuação: são dois labradores, dois rottweilers, uma bloodhound e 11 pastores belga Malinois.