Foto de homem deitado em maca para realizar exame de coração
Luiz Ribeiro de Queiroz é aposentado e tem problemas de circulação; passou por exame de ecocardiograma para avaliar o coração (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí de início, nesta segunda-feira (17), aos atendimentos de consultas com especialistas e procedimentos de diagnóstico do Programa Saúde em Dia, a partir de convênio com o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc).

Com agendamentos realizados pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família, a meta é atender 140 pessoas por dia em 10 especialidades diferentes, somando 2,5 mil atendimentos por mês.

Ao todo, são mais de 30 mil consultas e mais 15 mil exames, para eliminar a fila de espera, que serão realizados ao longo de 12 meses.

Segundo o prefeito Luiz Fernando Machado, a saúde é prioridade na gestão. “Com o convênio, há o incremento de 50% no número de consultas com especialistas por ano”, explica.

O convênio foi realizado com verba de emenda parlamentar do deputado Miguel Haddad, junto com a própria Prefeitura, no valor de R$ 3,3 milhões.

Um dos pacientes é Luiz Ribeiro de Queiroz, 63 anos, aposentado, que aguardava por um exame de ecocardiograma há um ano. Ele foi um dos primeiros a realizar o procedimento.

“Esse era o único exame que estava no aguardo. A compra da Prefeitura ajudou muito quem estava precisando”, destaca Luiz, que é morador do bairro Cidade Nova I.

Já Maria do Carmo Bovo, de 68 anos, foi a primeira paciente a ser consultada pelo médico especialista vascular. “Passei pela UBS Hortolândia há uns quatro meses e ele me encaminhou para a consulta com especialista. Foi bem rápido e fácil, já que moro perto do Terminal Hortolândia”, detalha.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, os agendamentos serão realizados pelas equipes das UBSs, conforme priorização definida.

Ele ainda explica que nesta segunda-feira (17) foi a vez das consultas vasculares e exames de ecocardiograma. Nos próximos dias, o agendamento será para dermatologia e reumatologia.

[tdj-leia-tambem]