Foto do comitê de enfrentamento ao coronavírus
O encontro contou com a presença do Prefeito Luiz Fernando Machado e autoridades da região (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Nesta sexta-feira (13), a Prefeitura de Jundiaí reuniu o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) para discutir medidas preventivas, riscos e tratamentos da doença no município.

O encontro contou com a presença do Prefeito Luiz Fernando Machado e autoridades da região.

Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou uma pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que já chegou a 114 países e causou mais de 2,2 mil mortes.

O encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas, apresentar planos de ações preventivas e possíveis tratamentos realizados em infectados, além de conscientizar sobre a doença.

A Prefeitura de Jundiaí ainda anunciou que devido ao aumento do número de casos da doença alguns eventos serão cancelados, como a edição do Science Days, prevista para os dias 2 e 3 de abril.

Outro ponto destacado pela gestão, é o conteúdo programático aos conceitos de higiene e prevenção da doença nas escolas, desde os primeiros anos do Ensino Infantil.

Sintomas, prevenção, atendimento e tratamento

Segundo a gestão, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Prontos Atendimentos (PAs) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pela rede pública; serviços de saúde suplementar; e hospitais particulares do município contam com equipes qualificadas para atender os casos suspeitos da doença.

O paciente com suspeita da doença será atendido em um dos equipamentos citados acima, receberá máscara e será encaminhado para sala de isolamento para avaliação e coleta do material para análise.

O material será encaminhado para o Instituto Adolpho Lutz, responsável pelos exames da região. Conforme a condição do suspeito, é indicado para isolamento domiciliar ou, se for o caso, internação hospitalar.

A doença é transmitida por gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo e contato com objetos e superfícies contaminadas.

Os sintomas são semelhantes a um resfriado comum, com febre, tosse e dificuldade para respirar. No entanto, em alguns casos o vírus pode causar infecção no trato respiratório.

Ainda não existe um tratamento específico, mas a recomendação é de repouso, consumo de água, além de medidas para aliviar os sintomas, conforme cada caso.

Segundo o CEC, a melhor forma de combater a doença é lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por menos de 20 segundos, ou usar desinfetante para mãos (à base de álcool), evitar tocar olhos, nariz e boca e contato próximo com doentes. Clique aqui e saiba tudo sobre o coronavírus.

[tdj-leia-tambem]