
Hoje (10), foi realizada a primeira reunião do Comitê Hospitalar de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, criado pela Prefeitura de Jundiaí, na Sala de Situação do Paço Municipal.
Os representantes de todos os hospitais instalados no município (públicos e privados), representantes da Unidade de Gestão da Promoção da Saúde (UGPS) formam o grupo que pretende manter alinhados todos os protocolos de atendimento aos casos suspeitos do Novo Coronavírus.
O Prefeito Luiz Fernando Machado participou da reunião, juntamente com os gestores das Unidades de Gestão da Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, Casa Civil (UGCC) Gustavo Maryssael e da Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC) Thiago Maia. “O Comitê é fundamental para combater o avanço da doença. Já foram discutidos avanços nos protocolos de atendimento de forma a oferecer o melhor serviço à população. A transparência é fundamental para que a população tenha conhecimento sobre como está a situação na cidade”, detalha Prefeito.
Com a participação de representantes dos hospitais: São Vicente de Paulo (HSV), Universitário (HU), Regional (HR), Unimed, Santa Elisa, Pitangueiras e Paulo Sacramento, o encontro reafirma os trabalhos que já foram iniciados, a partir das primeiras notificações de casos suspeitos de infecção pelo Novo Coronavírus (COVID-19).
Protocolos
Sem registrar casos confirmados da doença, Jundiaí segue as determinações do Ministério da Saúde (MS) para a classificação de casos suspeitos, sendo necessário o histórico de viagem e sintomas característicos (febre, tosse e dificuldade respiratória) ou sintomas aliado ao contato com pessoa confirmada ou suspeita da doença. Todos os serviços de Saúde contam com banner de orientação para que a população com sintoma suspeito procure imediatamente o atendimento para receber a máscara de proteção, bem como ser encaminhada para o atendimento em isolamento, onde será avaliado pelo médico e ter as amostras colhidas para análise no Instituto Adolpho Lutz. O tempo médio para a liberação do resultado é de 6 a 10 dias.
As medidas preventivas e os Boletins Epidemiológicos estão disponíveis no portal da Prefeitura de Jundiaí para a consulta da população. A medida tem por objetivo a transparência e o combate às informações falsas.