
Dezembro é o mês escolhido pelo Estado de São Paulo para a campanha “Fique Sabendo”, que tem o objetivo de incentivar a população a realizar exames de testagem de HIV e Sífilis. Em Jundiaí, 2019 representa o 16º ano consecutivo que a Prefeitura adere à campanha.
A AIDS ainda é uma das cinco principais causas de morte entre homens e mulheres de 25 a 34 anos de idade em São Paulo. Em Jundiaí, até junho de 2008 foram notificados no SINAN, 2.256 casos de AIDS. De 2016 a maio de 2019, foram notificados 312 casos de sífilis segundo a Vigilância Epidemiológica (VE) e SINANET.
Durante o mês de dezembro, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família, continuam a realizar exames gratuitos. Como parte da campanha, a testagem em pessoas sexualmente ativas tem o propósito de atingir principalmente, aquelas que nunca realizaram o teste Anti-HIV e Sífilis e facilitar o acesso às pessoas mais vulneráveis.
“O Fique Sabendo tem em vista a importância do diagnóstico precoce para a garantia da qualidade de vida das pessoas, a diminuição da transmissão involuntária e o alcance da meta 90/90/90 da UNAIDS, da qual o Brasil é um País signatário”, explica a psicóloga e gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz.
[tdj-leia-tambem]