
De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, a cidade registrou uma redução nos casos de dengue em março deste ano, contabilizando 1.091 ocorrências, contra 4.868 no mesmo período de 2024. Mas, apesar da queda, a gestão municipal segue mobilizada no combate ao mosquito Aedes aegypti e confirmou um óbito relacionado à doença.
Ações de combate à dengue em Jundiaí
Desde janeiro, a administração municipal tem implementado estratégias para conter o avanço da doença. O prefeito Gustavo Martinelli reuniu os gestores na última terça-feira (1) para reforçar as medidas de prevenção e controle da dengue em Jundiaí.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Flávia Pagliarde Cerezer, destaca a ampla mobilização nas regiões mais afetadas.
“Estamos atuando em todas as regiões, a partir de vistoria nos imóveis para a verificação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e orientação à população, iniciativas de educação em saúde, vigilância epidemiológica dos casos suspeitos, além de campanhas na mídia e mutirões de limpeza nas ruas e áreas verdes para a retirada de lixo e inservíveis descartados irregularmente. Realizamos, com o apoio do Exército, o ‘Xô Dengue’ em 30 bairros.”
Além disso, ela ressalta que bairros como Novo Horizonte, Residencial Jundiaí, Almerinda Chaves, Jardim das Tulipas, Alvorada e Ivoturucaia estão entre os mais afetados e precisam de maior atenção.

“Mais de 80% dos criadouros estão nas residências. Precisamos da colaboração da população para contermos o crescimento dos casos da doença.”
De acordo com Flávia, é fundamental que as pessoas eliminem objetos que podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito, principalmente no período de chuvas. Além disso, é necessário fazer o descarte correto do lixo e dos inservíveis.

[tdj-leia-tambem]
Atendimentos nas unidades de saúde
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde informa que a rede municipal está preparada para atender os casos de dengue. Os atendimentos para sintomas leves e moderados são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, de segunda a sexta-feira.
Enquanto isso, pacientes com sinais de alerta para gravidade, como dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, náuseas e alteração de consciência, devem buscar os Pronto Atendimentos (PAs):
- Ponte São João: 7h às 19h (fechamento dos portões às 18h);
- Retiro: 7h às 19h (fechamento dos portões às 18h);
- Hortolândia: atendimento 24h;
- UPA Vetor Oeste: atendimento 24h.
Os endereços das unidades podem ser conferidos no site oficial da Prefeitura.
Como prevenir a dengue?
A prevenção é essencial para evitar novos casos. Algumas medidas fundamentais incluem:
- Não deixar pratos sob vasos de plantas;
- Manter caixas d’água bem tampadas e limpas;
- Descartar ou armazenar pneus em locais cobertos;
- Virar garrafas de boca para baixo;
- Trocar diariamente a água dos pets e limpar os recipientes;
- Evitar acúmulo de lixo no quintal, nas ruas e terrenos;
- Fazer o descarte correto de inservíveis;
- Limpar regularmente ralos e calhas.
A Prefeitura segue mobilizada, no entanto o controle da dengue depende da ação conjunta de toda a população. Para mais informações, acesse o site da Prefeitura de Jundiaí.