
A Campanha Seletiva de Vacinação contra o Sarampo está em andamento pela Prefeitura de Jundiaí desde o dia 7 de outubro.
Para facilitar o acesso da população, no próximo dia 19 será realizado o Dia D, com a abertura de três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e da Clínica da Família, das 08h às 17h. As UBSs são da Hortolândia, Rami e Tamoio.
A imunização do dia D será para crianças entre 6 meses e menores de 5 anos que ainda não contam com as doses preconizadas para as idades.
A dose é gratuita e a ação tem o objetivo de completar a rotina vacinal deste público, identificado pelo Ministério da Saúde (MS) como o mais vulnerável para os agravos da doença.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE), até o mês de maio, 100% das crianças com um ano haviam sido imunizadas com a primeira dose de tríplice viral (Caxumba – Sarampo e Rubéola).
“A vacinação completa contra o Sarampo consta de duas doses: aos 12 meses e aos 15 meses. Por conta das ocorrências nacionais, foi inserida a chamada ‘dose 0’, aos 6 meses. Ao todo, o público nestas idades soma 22 mil crianças, mas nem todas terão de ser vacinadas. Por isso, é fundamental que as carteiras de vacinação sejam levadas para a verificação da necessidade e registro no caso de imunização”, explica a enfermeira da (VE), Maria do Carmo Possidente.
Ainda de acordo com a enfermeira, o Dia D é oferecido como uma oportunidade a mais, já que a vacina é disponibilizada diariamente, em todos os equipamentos de Atenção Básica, em horário de funcionamento, inclusive no período do noturno, nas UBS Hortolândia e da Clínica da Família Novo Horizonte, Agapeama e Tamoio.
A Clínica da Família funciona até 20h – (senhas entregues até 19h30), UBSs Agapeama/Vila Esperança funciona até 20h30 – (senhas entregues até 20h30) e UBSs Hortolândia e Tamoio até 21h – (senhas entregues até 20h). A Campanha Seletiva vai até o dia 25.
O município registra até o dia 11 de outubro, segundo Boletim Epidemiológico de Sarampo, divulgado uma vez por semana, 251 notificações, 78 descartados e 52 casos positivos, todos com ações de bloqueio já realizadas.
A Campanha Seletiva é realizada com o apoio do Rotary International.