Dia mundial de doenças raras: adaptação e tratamentos
Connect with us

Saúde Pública

Dia mundial de doenças raras: adaptação e tratamentos

Quase sempre as doenças são genéticas e podem ser diagnosticadas precocemente

Published

on

várias mãos coloridas
Dia mundial das doenças raras é lembrado no último dia de fevereiro (Foto: Divulgação)

Em todo último dia do mês de fevereiro é comemorado o Dia Mundial das Doenças Raras.

A data é lembrada em 70 países e o principal objetivo de sensibilizar a população, órgãos de saúde pública, médicos e especialistas para os tipos de doenças raras que existem.

A data tem uma grande importância para reforçar toda a dificuldade que os seus portadores enfrentam em busca de cura ou até mesmo de tratamento.

A Organização Pan-Americana de Saúde afirma que no Brasil há 15 milhões de pessoas que são portadoras de algum tipo de doença rara.

Na maioria das vezes, elas são de origem genética e se manifestam nos primeiros anos de vida da criança.

Ana Paula Queiroz, 51, cozinheira, conta que há 18 anos descobriu uma síndrome rara, chamada Raynauld.

“No começo, percebi que meus dedos ficavam roxos e endureciam no frio, achei estranho” afirma.

E foi durante uma consulta na empresa em que ela trabalhava que ela foi encaminhada para um especialista vascular e examinada, ainda sem nenhum diagnóstico concreto.

Mas, a cozinheira foi encaminhada para um reumatologista e realizou diversos exames

“Além dos exames, eu respondi a muitas perguntas sobre a minha vida desde criança. Quando peguei os resultados, levei para o médico e ele me tranquilizou dizendo que estavam normais, porém eu tinha uma síndrome rara chamada Raynauld”.

Para quem sofre com algum tipo de doença ou síndrome rara, a adaptação é considerada a parte mais difícil.

Ana conta que hoje precisa se aquecer o máximo possível no frio. Antes, por morar no Rio de Janeiro era mais fácil, porque as temperaturas mais altas.

Além da Síndrome de Raynauld, ela sofre também de outra doença chamada fibromialgia.

“Levei um ano para a reumatologista considerar minha fibromialgia, pois eu já tinha passado por várias ressonâncias do corpo inteiro, sendo elas perdidas pelo ortopedista” afirma Ana.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde e da Eurordis, as doenças raras são aquelas classificadas seguindo quatro principais fatores: incidência, raridade, gravidade e diversidade.

A previsão é que cerca de 8% da população mundial tenha algum tipo de doença rara, ou seja, uma em cada 15 pessoas.

 

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading

Saúde Pública

Produtos à base de canabidiol chegam ao SUS de São Paulo

Published

on

Caixas e frasco de Canabidiol Ease Labs 100mg/mL, empilhados em um depósito, indicando sua distribuição pelo SUS em São Paulo.
Canabidiol chega ao SUS paulista - Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a partir desta semana a distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os medicamentos serão destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa. Como…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Vacinação é um importante recurso para evitar mortes por dengue em Jundiaí
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading