
Mais de 7 mil cirurgias foram realizadas no Hospital São Vicente de Paulo (HSV) em 2019. Essa produção é a maior já registrada nos últimos três anos, com mais de mil procedimentos de diferença se comparado a 2017.
A quantidade de atendimentos do Centro Cirúrgico comprova a referência da unidade em operações de urgência e emergência de alta complexidade em oncologia, ortopedia/traumatologia, cardiologia e neurologia para uma população estimada em 900 mil habitantes, que inclui Jundiaí e outras cidades da região.
“O aumento da produtividade é mais uma comprovação de que o Hospital São Vicente agora serve às pessoas que precisam dos cuidados de saúde. A nova gestão do hospital trabalhou com planejamento estratégico, equilibrando as contas desde o princípio e direcionou os recursos para qualificar o atendimento. O que estão colhendo como resultado é consequência de um trabalho de três anos, que priorizou a saúde”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.
“A produtividade em cada uma das oito salas cirúrgicas saltou de 65,41 em 2017 para 75,97 em 2019. Eram realizadas em média 17,17 cirurgias diárias e hoje são 19,98. Este crescimento se deve a uma série de fatores com foco na eficiência operacional, buscando otimizar recursos e elevar a qualidade da assistência”, afirma o superintendente do HSV, Matheus Gomes.
“Inicialmente melhoramos de maneira significativa o fluxo do setor, agilizando a liberação de leitos, o que permitiu a realização de um número maior de cirurgias”, completa.
Dentre as cirurgias realizadas em 2019, 3.916 foram cirurgias de urgência e outras 3.377 eletivas, ou seja, aquelas que podem ser postergadas sem riscos para o paciente.
[tdj-leia-tambem]