
A Campanha Nacional de Vacinação contra influenza foi antecipada, neste ano, pelo Ministério da Saúde (MS), devido a circulação do novo coronavírus.
Com o decreto de pandemia determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na tarde desta quarta-feira (11), a medida é fundamental para facilitar a identificação do COVID-19 entre as populações mais susceptíveis.
Em Jundiaí, a oferta da dose, que deve imunizar 145,5 mil pessoas, terá início no dia 23 de março em todos equipamentos da Atenção Básica, durante o horário de funcionamento de cada serviço.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente, a partir do dia 23, os idosos, com 60 anos ou mais e funcionários da área de saúde, receberão as doses.
Ela ainda detalha que caso a pessoa apresente sintomas característicos gripais e já esteja vacinada, as demais cepas de vírus são descartadas, facilitando a identificação.
Já a partir do dia 16 de abril, serão os professores e profissionais das forças de segurança e salvamento.
No dia 9 de maio, a vacina será liberada para crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais.
O ‘Dia D’ será realizado no sábado, 9 de maio, e as doses estarão disponíveis em todas as 35 unidades básicas espalhadas na cidade, durante o horário de atendimento.