
Durante todo o ano, Jundiaí oferta avaliações de saúde bucal em campanhas que envolvem a população a partir 13 anos. Uma das principais ações é o atendimento de detecção de câncer de boca, com usuários do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista. De acordo com a Saúde, o tabagismo é um dos principais fatores de risco para esse tipo de câncer.
Nos cinco primeiros meses deste ano, a equipe de saúde bucal de Jundiaí realizou 2,8 mil exames de diagnóstico preventivo, com cinco casos detectados. Em 2022, no mesmo período, foram 2.475 exames e no ano todo, a cidade registrou oito casos positivos.
“Os tumores na boca são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil e, na maioria dos casos, são assintomáticos. As ações preventivas podem ajudar a reduzir a incidência desse tipo de câncer em até 25%. Atuamos o ano todo na prevenção e detecção da doença”, ressalta a odontóloga da Saúde Bucal da UGPS, Verônica de Oliveira.
Além disso, durante as campanhas, a equipe também avalia pessoas que buscam atendimento na atenção básica com sinais como lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, na gengiva, no palato (céu da boca) e na mucosa jugal (bochecha); rouquidão persistente; e nódulos (caroços) no pescoço. “Orientamos que havendo qualquer sinal, a pessoa busque pelo atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família para os exames e encaminhamentos que forem necessários”, enfatiza Verônica.
Iniciativa aprovada
Na semana passada, Tereza e José Navarro passaram por exame para a identificação de câncer de boca. Assim, a equipe de saúde bucal da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) encaminhou a diarista para avaliação de uma lesão no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O atendimento aconteceu durante encontro do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista.

Assim que passou pelo exame, Navarro avaliou positivamente a iniciativa. “Foi a primeira vez que fiz e foi muito bom. Sou fumante faz mais de 50 anos. Foi bom saber que está tudo certo. Fico aliviado”.
Tereza também gostou da ação. “Tirei dúvidas e a dentista me deu algumas dicas e encontrou uma lesão na minha boca. Eu vou fazer uma outra avaliação. Eu não sabia da importância desse tipo de exame”, ressaltou.
[tdj-leia-tambem]
Ações de saúde bucal em Jundiaí
Em paralelo as ações para a detecção de câncer de boca, a equipe de saúde bucal da UGPS realizou, neste ano, 598 atividades em escolas municipais e estaduais, registrando 15.650 exames. Essa iniciativa acontece através do Programa Saúde na Escola (PSE) da Prefeitura de Jundiaí.
Dessa forma, juntamente com um mapeamento da condição bucal dos alunos de zero a 15 anos, as equipes desenvolvem atividades educativas sobre a importância da higiene e cuidados com os dentes. Além disso, promovem escovações supervisionadas, aplicação de flúor e encaminhamentos, quando verificada a necessidade, para atendimento odontológico nos equipamentos da atenção básica.