Prefeito Luiz Fernando Machado ao centro fala aos representantes municipais
Representantes se reuniram no Paço Municipal de Jundiaí. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

A terça-feira (16) foi marcada pela unificação de protocolos de contenção da proliferação do coronavírus entre os sete municípios participantes da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ). Os representantes de Cabreúva, Jarinu, Louveira, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itupeva e Jundiaí se reuniram na Sala de Situação, no Paço Municipal.

Além de seguirem os mesmos processos de atendimento a adoção de restrição de circulação de pessoas, como o fechamento das escolas municipais, as cidades vão uniformizar a comunicação com o objetivo de orientar a população a buscar pelos serviços apenas quando necessário.

Prefeitos e secretários discutiram também a destinação dos pacientes graves. Eles aproveitaram a reunião para enviar um pedido ao Governo do Estado de São Paulo para disponibilização de leitos do Hospital Regional.

“Este é o momento de trabalhar unidos. Adotando protocolos únicos, facilitamos os atendimentos e os encaminhamentos de forma regional para o Hospital Regional, nos casos que necessitem de internações. O hospital que já é porta fechada e tem o ambiente ideal para ser a retaguarda para este momento”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

“Temos adotado ações importantes  para evitar que o novo coronavírus se propague entre a nossa região. As medidas de restrição são fundamentais para evitar que tenhamos grande número de pessoas doentes. Além disso, a adequada busca pelo serviço de saúde também evitará a disseminação. O Ministério da Saúde disponibiliza o serviço 136 para tirar dúvidas sobre a necessidade ou não de busca por serviço”, destaca o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

[tdj-leia-tambem]