
Na tarde da última quarta-feira (11), um grupo de médicos se reuniu no Instituto do Coração (InCor), em São Paulo. O objetivo foi tratar da situação do novo Coronavírus no Brasil.
Os profissionais estimam que o registro de novos casos crescerá drasticamente a partir de agora e deve chegar a 45 mil nos próximos meses, somente na grande São Paulo.
Na rede social WhatsApp está circulando um áudio do vice-presidente do Conselho Diretor do Incor, Fábio Jatene, com o resumo do encontro. Ao jornal Folha de S. Paulo. Foi confirmada a veracidade.
“O David está prevendo que vão precisar UTI de 10 a 15 mil casos e não tem 10 mil leitos de UTI”, diz Jatene no áudio. Ele refere-se a uma projeção feita pelo infectologista e coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus no Estado de São Paulo, David Uip.
Ainda de acordo com o áudio de Jatene, David Uip acredita já esteja acontecendo transmissão comunitária, que é quando uma pessoa que não esteve fora do país passa o vírus para outra que também não viajou para o exterior.
O neurologista Ésper Cavalheiro, que também estava no encontro científico, acredita que, em 2021, o vírus já tenha se abrandado, porque “quem tinha que contaminar, contaminou”.
Os especialistas também demonstraram preocupação com os idosos, que sofrem mais com os sintomas. “Nos velhinhos, a mortalidade tem ficado entre 15 e 18%, e nos jovens, a 0,2%”, diz Jatene.