Homem doando sangue
Foto: Canva Pro

Começo do ano e época de Carnaval, dois fatores que contribuem para a baixa contribuição de doadores de sangue para a Colsan Jundiaí. De acordo com o órgão, que é o maior hemocentro da região, desde o início do ano houve uma queda de 30% de doadores.

A Colsan atende 12 hospitais de Jundiaí e região, salvando vidas de pacientes em estados críticos todos os dias. No entanto, a Colsan está com o estoque baixo e precisa urgente de ajuda.

Estoque zero

O tipo de sangue em estado mais crítico e que a Colsan já não tem em estoque é o tipo 0-. Esse tipo sanguíneo é conhecido como “sangue universal“, ou seja, é compatível para transplante em pacientes, independente de seu próprio tipo sanguíneo. Assim, com o estoque vazio, o hemocentro fica impossibilitado de ajudar as situações de emergência e urgência de hospitais da região.

Como doar sangue?

Confira quais os requisitos para que você possa contribuir doando sangue na Colsan:

  • Leve documento oficial e original de identidade com foto que contenha CPF e esteja dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos);
  • Pesar acima de 50 quilos;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Estar alimentado (porém, evite refeições pesadas ou gordurosas nas 3 horas que antecedem a doação).

De acordo com a Colsan, doadores menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um adulto, maior de 21 anos. Além disso, deve-se levar o Termo de Autorização de doação de menor de idade preenchido [acesse aqui], com firma reconhecida em cartório, documento de identidade original com foto do menor e do responsável legal e cópia simples do documento de identidade de ambos, que ficarão arquivadas na instituição. O reconhecimento de firma é dispensável se o responsável legal do menor estiver presente do começo ao fim da doação , e a assinatura constante na cópia do documento de identidade apresentada deve ser idêntica a do Termo de Autorização. O documento de autorização também pode ser retirado no posto de coleta.

[tdj-leia-tambem]

Quem tomou vacina Sonovac/Butantan contra a Covid-19 deve aguardar 48 horas para doar. Se você tomou as doses AstraZeneca/Fiocruz/Pfizer, deve aguardar sete dias após a vacinação.

Não pode doar sangue se ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro e vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de Aids ou Hepatite).

Intervalo entre doações de sangue

  • Homens: podem doar a cada 2 meses, até no máximo 4 vezes no período de 12 meses;
  • Mulheres: podem doar a cada 3 meses, até no máximo 3 vezes no período de 12 meses.

Você pode ir até a Colsan para doar sangue de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30. A Colsan fica na rua XV de Novembro, 1.848, em Jundiaí. Quem desejar agilizar o atendimento pode baixar gratuitamente o App Colsan, disponível no Google Play ou Apple Store. O aplicativo permite agendar a doação de forma rápida e segura.