Homem em vacinação
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na manhã deste sábado (21) Jundiaí concluiu o Dia D de Multivacinação em cinco unidades de Saúde. Os jundiaienses receberam os imunizantes na UBS Santa Gertrudes, Nova UBS São Camilo, UBS Hortolândia e a Clínica da Família do Novo Horizonte. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, todos os locais registraram um grande número de pessoas. 

No total, a Saúde aplicou 179 doses da vacina Tríplice viral (sarampo); 521 doses de Covid-19; e 472 dose de Influenza. Além disso, também foram aplicadas as demais vacinas de rotina das crianças. 

Prevenção

Com a queda nas temperaturas, e a proximidade do inverno, há maior circulação de vírus. Assim, esse clima ocasiona o aumento do número de casos de doenças como Covid-19, influenza, sarampo e meningite.

“Vi uma matéria no site da Prefeitura falando sobre a campanha de vacinação para crianças e aproveitei hoje, que é sábado, para trazer meu filho”, comenta Tabata de Oliveira, mãe do Marco Mauricio de Oliveira, de 4 anos. “Na última vez que teve essa mesma campanha ele estava com sintomas de gripe e por isso não foi vacinar”, completa.

Dessa forma, Tabata recebeu a vacina contra a influenza e aproveitou para colocar em dia a carteira de vacinação do filho, que recebeu duas doses da febre amarela e a de sarampo.

[tdj-leia-tambem]

Família em UBS para vacinação
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Imunize-se

Ainda assim, quem não conseguiu se vacinar neste sábado pode procurar pela Unidade de Saúde mais próxima para receber as doses de acordo com o calendário disponível: 

  • Crianças menores de cinco anos: Todas as doses de rotina;
  • Crianças entre seis meses e menores de 5 anos: Influenza e sarampo;
  • 5 a 11 anos: Covid-19;
  • 12 anos+ imonossuprimidas: Covid-19 (público deve receber 4 doses para prevenção das formas graves da doença);
  • 18 a 59 anos: Covid-19 (três doses);
  • 60 anos ou mais: Covid-19 (quatro doses) e Influenza.

Além disso, é importante reforçar que gestantes e puérperas; pessoas com comorbidades e ou deficiências, crianças entre 6 meses a menores de 5 anos; professores; auxiliares de sala; profissionais de saúde; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários, de forças de segurança e salvamento, e de forças armadas; e funcionários do sistema prisional também estão habilitados para receberem a vacina contra influenza.