Hospital São Vicente de Paulo em Jundiaí amplia estrutura e atendimento para os bairros
Connect with us

Saúde Pública

Hospital São Vicente de Paulo em Jundiaí amplia estrutura e atendimento para os bairros

Published

on

Atualizado há

Entrada do Novo Hospital São Vicente em Jundiaí, com fachada moderna, jardim e estátua, sob céu azul e palmeira ao lado.
A qualidade no atendimento e a tecnologia implantadas fazem do São Vicente referência nacional - Foto: Prefeitura de Jundiaí

O centenário Hospital São Vicente de Paulo (HSV), localizado no coração de Jundiaí, é carinhosamente conhecido pela população e trabalhadores como uma “mãe”, pois acolhe todos os que precisam. Com base neste conceito de humanização, a instituição celebra seus 122 anos com uma estrutura renovada – mais de 200 reformas já foram realizadas – e com um aumento expressivo na capacidade de internações. Em 2017, de janeiro a setembro, o hospital registrava, em média, 1.128 internações mensais. Em 2024, no mesmo período, o número subiu para 1.520 internações mensais, ou seja, uma média de 392 internações a mais por mês, totalizando cerca de 4.700 internações adicionais ao ano.

“O Hospital São Vicente de Paulo é o único hospital de referência em alta complexidade para a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ). Quando assumimos o governo, a instituição estava praticamente quebrada em diversos aspectos. Conseguimos recuperar as finanças, promover melhorias estruturais no prédio – como a reforma dos quartos em parceria com a iniciativa privada –, implementar novos protocolos e reduzir custos. Esse modelo eficiente agora é replicado nas regiões, com os Prontos Atendimentos (PAs) geridos pelo hospital”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

Aumento na realização de cirurgias e agilidade no atendimento

Segundo dados do Hospital São Vicente, em 2017, o hospital realizava, em média, 522 cirurgias por mês. Atualmente, o número subiu para 643 cirurgias mensais, o que representa um aumento de 1.456 cirurgias por ano, ou seja, um crescimento de 23%. “Conseguimos renovar protocolos, reduzir os tempos de espera para atendimento e, com isso, diminuir o tempo de internação dos pacientes, permitindo maior rotatividade e, consequentemente, o aumento na execução dos serviços. Somos hoje um dos hospitais mais resolutivos do interior paulista, o que é motivo de orgulho para a cidade e para nossa equipe”, enfatiza Matheus Gomes, superintendente da instituição. Recentemente, o hospital conquistou a acreditação em Rede Integrada – ONA Nível 2, Acreditado Pleno, além de alcançar o nível máximo de qualidade de excelência da Certificação da Rede de Gerenciamento de Pacientes Politraumatizados.

Investimentos estruturais para melhor atendimento à população

Com recursos oriundos de esferas municipais, estaduais e federais, além de doações de empresas privadas, o Hospital São Vicente de Paulo investiu amplamente em melhorias estruturais, tanto para otimizar o atendimento à população quanto para proporcionar espaços mais qualificados aos trabalhadores. Nos últimos anos, mais de 200 reformas foram realizadas, incluindo a criação dos Ambulatórios de Ortopedia, de Especialidades e do Colaborador, a renovação do setor de Quimioterapia, a implementação de uma unidade de Ressonância Magnética interna, além de melhorias nas UTIs e em 62 quartos por meio da ação “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”, uma parceria entre a Rede Jundiaí de Cooperação e a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).

Descentralização do atendimento e expansão dos PAs do Hospital São Vicente para os bairros

Com uma estrutura interna fortalecida, o hospital amplia agora seu alcance para os bairros da cidade. A descentralização do atendimento de urgência e emergência, levando os serviços do Hospital São Vicente para as regiões, facilita o acesso da população aos cuidados com a saúde. Hoje, a instituição já conta com unidades de Pronto Atendimento (PAs) implantadas nas regiões Noroeste/Norte no PA Hortolândia e Leste no PA Ponte São João, além de uma nova unidade prevista para dezembro, o PA Progresso, na região Sul. Essa expansão inova ao oferecer exames diagnósticos de maneira regionalizada, o que agiliza o atendimento, reduz o tempo de deslocamento dos pacientes e elimina filas de espera.

“Com todas as reformulações e investimentos, incorporando tecnologia nos PAs, temos a integração dos serviços de Urgência e Emergência do Hospital São Vicente diretamente nos bairros. As pessoas não precisam se deslocar para outras áreas da cidade para resolver suas necessidades de saúde. Isso é serviço de excelência, próximo da porta de casa”, destaca Tiago Texera, gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). Atualmente, considerando todos os atendimentos externos ao hospital, como Ambulatórios, Prontos-socorros e unidades de Pronto Atendimento, são realizados, em média, 64.092 atendimentos por mês.

Saúde Pública

Vacinação contra a Covid-19 é retomada em Jundiaí nesta quarta-feira (6)

Cidade recebeu novos lotes do imunizante para grupo prioritário. Confira!

Published

on

Aplicação da Vacina de Covid-19 em Jundiaí.
Mais de 7,1 mil idosos, que fazem parte do grupo prioritário, foram imunizados na cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com a chegada de novos lotes da vacina contra Covid-19 em Jundiaí, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) retoma a imunização nesta quarta-feira (6) em crianças de 6 meses a 11 anos, além da população de a partir 12 anos que faz parte do grupo prioritário. O imunizante será disponibilizado em todas as Unidades Básicas de Saúde…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading

Saúde Pública

Produtos à base de canabidiol chegam ao SUS de São Paulo

Published

on

Caixas e frasco de Canabidiol Ease Labs 100mg/mL, empilhados em um depósito, indicando sua distribuição pelo SUS em São Paulo.
Canabidiol chega ao SUS paulista - Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a partir desta semana a distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os medicamentos serão destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa. Como…

Continue Reading
Advertisement