
A Prefeitura de Jundiaí anunciou que o Hospital Universitário da cidade iniciará o primeiro mutirão de cirurgia eletivas do ano. O mutirão tem como objetivo equalizar a fila de espera por procedimentos de baixa e média complexidades represados por conta da pandemia da Covid-19.
De acordo com a gestão municipal, a expectativa é realizer três mil cirurgias de diversas especialidades – gerais, urológicas, de aparelhos digestivos, circulatórios, e ortopédicas, inclusive com próteses – no período de um ano.
O mutirão acontece a partir de um convênio firmado entre a Prefeitura de Jundiaí com o Hospital São Vicente de Paulo. No entanto, os procedimentos acontecem em hospitais conveniados pela própria instituição de saúde, como o Hospital Universitário. Assim, a rede municipal de saúde encaminha os pacientes, a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ambulatórios.
“O mutirão é uma iniciativa importante e assertiva da Prefeitura com apoio do Hospital Universitário”, destaca o ortopedista e superintendente do hospital, Itibagi Rocha Machado. “Há uma demanda importante de cirurgias ortopédicas que ficou reprimida devido à pandemia e, para resolver isso, o HU está organizado e fará todas as cirurgias. Enquanto Hospital Universitário, entendemos que esse é o nosso papel”, explica.
[tdj-leia-tambem]
Atendimento à população
Ana Silva, de 82 anos, moradora do bairro Jundiaí Mirim, deu entrada na manhã de sábado (21), no Hospital Universitário (HU). Ela foi a paciente número um no primeiro dia do mutirão de cirurgias eletivas, projeto anunciado pelo Prefeito Luiz Fernando Machado no encerramento das entregas em comemoração do aniversário de 366 anos de Jundiaí, no Hospital São Vicente de Paulo (HSV), em dezembro.

Ela tinha um desgaste muito grande na região do quadril, e sentia muita dor ao realizar tarefas simples, até mesmo se levantar ou agachar. “Espero uma boa melhora para poder andar direito, caminhar, cuidar dos meus afazeres. Foi uma benção de Deus”, diz.
“Cuidar da saúde da população de Jundiaí sempre foi, é e continuará sendo uma prioridade no nosso governo”, ressalta o Prefeito Luiz Fernando Machado. “Esperamos que, em breve, todos que aguardam por esse momento sejam finalmente atendidos, que realizem suas cirurgias o quanto antes. Por meio de uma ação conjunta com o Estado, não estamos medindo esforços para isso”.
A organização do mutirão é do HSV, com a parceria de outras instituições, com investimento de R$ 20 milhões.