Ambulatório de Ortopedia do HSV será inaugurado nesta quinta (18)
Ambulatório de Ortopedia do HSV será inaugurado nesta quinta (18)

Com melhor eficiência e melhor qualidade de assistência prestada na saúde em Jundiaí e região, o Hospital São Vicente de Paulo (HSV) busca novas soluções constantemente para melhorias no atendimento.

Os resultados refletem no aumento de 24% na produtividade do hospital, em números recordes de cirurgia, 652 no mês de maio, índices de satisfação de 85% e resolutividade em 95% dos casos da região.

O mais recente avanço do HSV é a aprovação para participar do projeto ‘Lean nas Emergências’, do Ministério da Saúde (MS), que utiliza ferramentas eficazes para reduzir a superlotação e melhorar o atendimento nas urgências e emergências de hospitais brasileiros, a mesma metodologia está presente em hospitais bem conceituados no mundo.

O HSV foi selecionado junto com outros 19 hospitais do Brasil, passando a integrar a terceira etapa do projeto, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS) e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.

Lean é uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota. Foi adaptado para outros segmentos e tem sido utilizada como meio fundamental para transformar realidades gerenciais, potencializar resultados e obter melhor aproveitamento do potencial humano.

“A metodologia Lean visa melhorar a gestão utilizando recursos de forma eficiente, otimizando espaços e insumos”, explica o superintendente do HSV, Matheus Gomes. “Para a população há impactos positivos, como redução no tempo de espera para atendimento, agilidade em obter um leito, menor tempo de permanência no hospital, melhor qualidade de atendimento e maior satisfação”, ressalta Matheus.

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O diretor clínico do HSV, Dr. Frederico Michelino de Oliveira, explica que 39 hospitais brasileiros já passaram pelo processo de intervenção e que os resultados são positivos. “Em algumas unidades em que o projeto foi implantado, foi possível diminuir em 45% o tempo de espera entre a triagem e o primeiro atendimento médico”, exemplifica.

Para participar do projeto, o HSV realizou inscrição e passou por uma avaliação, que identificou critérios essenciais de elegibilidade, como estrutura, governança institucional e algumas característica de emergência.

Os hospitais que participaram da iniciativa passam por um processo de acompanhamento, onde profissionais do Hospital Sírio-Libanês visitam os prontos-socorros e se reúnem com gestores e profissionais para identificar as dificuldades e pontuar as melhorias, de acordo com a metodologia Lean.

O acompanhamento dura cerca de seis meses e, após o término deste período, os hospitais passam por uma etapa de controle, por mais seis meses, para garantir a transformação do gerenciamento dos hospitais e que os novos hábitos e padrões continuem mesmo após o fim das visitas.

Atualmente, o programa é desenvolvido em hospitais espalhados por 16 estados e o Distrito Federal, com os 20 novos hospitais que passam a compor o projeto serão 59. Até 2020, a meta do MS é intervir na gestão de 100 hospitais.