HSV usa benefício da imunidade tributária para aquisição de novas camas

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) recebeu novas camas hospitalares que integram o projeto de revitalização de 72 quartos da instituição, ‘Acolha um Quarto, Conforte Vidas’. 

Utilizado pela primeira vez em toda a história do hospital, os leitos foram adquiridos por meio do benefício da imunidade tributária, concedido à instituição devido a sua filantropia. Ao todo foram adquiridas 33 camas, e mais outras 33 estão em fase de fabricação.

“Sendo um hospital de caridade, o São Vicente conta com a imunidade de impostos, incluindo os impostos sobre importação e ICMS. Não há registro da utilização deste benefício pelo hospital, que proporciona uma redução de aproximadamente 40% no custo final do equipamento importado. Por meio da gestão eficiente agora temos a oportunidade de aplicar esse recurso, que tem grande importância no desenvolvimento econômico do hospital, além de garantir maior qualidade e durabilidade dos equipamentos”, conta o superintendente, Matheus Gomes.

[tdj-leia-tambem]

Com produção na Turquia, as camas da marca americana Stryker, líder mundial em tecnologia médica, foram importadas. “São camas de primeira linha, que estão no hall dos três maiores fabricantes do mundo. Dentre os diferenciais estão a quinta roda, localizada no centro da cama e que facilita a movimentação, a parte do dorso que é radiotransparente e tem um encaixe para o chassi dos raios x, ou seja, você não precisa levantar o paciente”, explica o gestor da Engenharia Clínica, Alcir Giorgiani.

Além disso, as camas são totalmente elétricas e possuem dois controles remotos, com botão para reanimação cardiopulmonar, onde o equipamento abaixa automaticamente para que o médico realize os procedimentos.

Hospital também ganhou um novo microscópio

Já em funcionamento, o novo equipamento doado pela Equipe de Neurocirurgia do HSV, foi recebido na última segunda-feira (08) pelos profissionais da especialidade. O Microscópio modelo F20 é suíço, da marca Leica, uma das líderes do segmento. O equipamento facilita a atuação dos médicos e agrega ao parque tecnológico do setor, já formado por dois microscópios nacionais.

“Ele nos proporciona uma visão extremamente nítida durante o procedimento, a iluminação é melhor e a lente é de alta resolução. Com certeza, uma grande conquista para nossa equipe e para a instituição”, disse o neurocirurgião, Dr. Allan Zimmermann.

O aparelho será utilizado em diversas abordagens da neurocirúrgica como o tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico, tais como, tumores, doenças vasculares, degenerativas, traumas cranio-encefálicos, entre outras. A primeira cirurgia com o equipamento foi realizada no mesmo dia.

Aparelho já está em funcionamento desde segunda-feira (Foto: Divulgação/HSV)