
Em continuidade ao processo de qualificação da Saúde de Jundiaí, o Hospital Universitário (HU) investe mais de R$ 1,3 milhão em equipamentos para vários setores, entre eles Centro Cirúrgico.
A verba, que é proveniente de multas aplicadas em empresas pelo Ministério do Trabalho, proporcionará conforto assistencial aos pacientes e eficiência no atendimento.
“O Hospital Universitário (HU) é a referência em alta complexidade para a saúde das mulheres e das crianças, sendo a referência para a Região de Jundiaí. O investimento em renovação de equipamentos destinados a vários setores, entre eles o Centro Cirúrgico, é uma sequência ao trabalho realizado na cidade, na busca da excelência e na humanização ao usuário. A cidade registra a menor taxa histórica de mortalidade infantil, com 7,23, sendo o HU o equipamento que mais realiza partos. Os investimentos ampliarão a eficiência no atendimento”, explica o Prefeito Luiz Fernando Machado.
Com a verba, a instituição está adquirindo diversos itens como: aparelho de anestesia, set de nasofibroscopia, cardioversor, colchão térmico, DVT (bota pressórica), ventilador pulmonar (respirador), mesa cirúrgica, foco cirúrgico de teto, monitor de nervo facial, cardiotocógrafo, ultrasson e vídeo laringoscópio. Alcir Giorgiane, engenheiro clínico do HU, explica que são aparelhos modernos e que resultarão em ganhos em tecnologia, produtividade e economia de insumos. “Com o investimento será possível substitui 80% dos equipamentos antigos e inferiores”, detalha.
De acordo com a vice-diretora Clínica do HU e professora Doutora, Márcia Borges Machado, o aparato contempla importante avanço ao trabalho desenvolvido no hospital.
“Estão sendo adquiridos equipamentos que trazem um melhor conforto assistencial no ‘beira-leito’, que evitará deslocamento de risco do paciente”, detalha.
No total foram adquiridos 29 componentes, com destaque para duas mesas cirúrgicas que comportam até 350 quilos e quatro até 250 quilos. “Isso demonstra que o HU se preocupa com a humanização dos nossos pacientes”, completa a diretora Clínica.
Os equipamentos já foram adquiridos e sendo entregues. A meta é de pleno funcionamento no ano de 2020.