Foto de encontro do PAIT em Jundiaí
Encontros de Grupos do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT) são realizados em vários espaços para facilitar o acesso da população (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí está com vagas abertas para o Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs, Clínica da Família, Núcleo Integrado da Saúde (NIS) e Complexo Argos.

Os encontros oferecem apoio às pessoas interessadas em deixar de fumar, com subsídios para superar a doença, além da conscientização sobre o programa.

Segundo o médico coordenador do programa, Carlos Costa, aqueles que precisam de apoio de medicamentos também recebem as prescrições para auxiliar no tratamento gratuito.

“Em 2018 tivemos 500 pacientes e em 2019 o número saltou para 692, um crescimento de 38% na participação”, detalha o coordenador, lembrando que o programa foi implementado na Clínica da Família do Novo Horizonte.

A procura pelo serviço cresceu mais de 30% em 2019. Hoje, o tabaco é um dos grandes vilões da saúde e causador de diversas doenças.

Vagas são para os grupos do PAIT são para o NIS, Complexo Argos (os encontros serão realizados no anfiteatro da Biblioteca Professor Nelson Foot), UBS Agapeama e UBS Morada das Vinhas.

Para se inscrever basta comparecer aos locais com a carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento com foto.

[tdj-leia-tambem]