Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico.

O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor odontológico. Assim, torna o tratamento mais tranquilo e confortável para as crianças, dispensando o uso de anestesia e reduzindo o risco de traumas.

A ação integra o Programa Saúde na Escola (PSE), que já atende 127 unidades municipais e estaduais em Jundiaí, beneficiando cerca de 37 mil estudantes. O programa oferece atividades, como mapeamento das condições bucais dos alunos, atividades educativas e escovações supervisionadas. Além disso, encaminha as crianças para atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A primeira unidade a receber o ART será a EMEB Luzia Francisca de Souza Martins, no bairro Ivoturucaia, no dia 24 de maio. Mediante autorização familiar, os alunos poderão ser submetidos ao tratamento se necessário.

Saúde bucal em Jundiaí

“A saúde bucal é fundamental para o desenvolvimento global das crianças”, afirma a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. “Ao oferecermos o tratamento restaurador nas escolas, estamos contribuindo para o bem-estar dos alunos e conscientizando as famílias sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal.”

A iniciativa está alinhada com o programa Escola Inovadora, que coloca a saúde das crianças como um dos pilares do desenvolvimento integral. “Acreditamos que a saúde bucal deve ser trabalhada desde a Educação Infantil até o final do Ensino Fundamental 1, em diferentes áreas do conhecimento”, ressalta Vastí.

[tdj-leia-tambem]