
Neste sábado (27), o Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD) da Prefeitura de Jundiaí, utilizou uma tecnologia de última geração para a confecção de cadeiras de rodas sob medidas. Assim, a proposta oferece melhor adequação postural e conforto para pacientes graves e complexos.
A tecnologia produz um molde 3D a partir do escaneamento computadorizado das estruturas corporais do paciente na postura sentada. Dessa forma, os especialistas posicionam os pacientes tecnicamente sobre uma almofada a vácuo. Essa prática permite maior contato entre o sistema de assento e o encosto do corpo.
“Essa é uma tecnologia geralmente utilizada em grandes centros de reabilitação e em capitais. A partir desses moldes, serão produzidas as adaptações para as cadeiras que permitirão que esses pacientes consigam ficar mais tempo sentados, proporcionando mais qualidade de vida e evitando riscos de terem feridas, complicações pulmonares e agravamento em seus quadros”, destacou a terapeuta ocupacional e gerente do NAPD, Vanessa Vicentini.
Qualidade de vida
Luana Aparecida Pereira (34), tem mielomeningocele e hidrocefalia desde o nascimento. Em Jundiaí, ela será uma das contempladas com a nova cadeira de rodas. “Eu acredito que a nova cadeira vai melhorar a qualidade de vida da minha filha”, explica a mãe de Luana, Desirée Aparecida (60).
“Ela vai respirar com mais facilidade, vai diminuir o número de machucados na pele e ter auxílio até mesmo na fisioterapia”, contou a mãe.

Apenas neste sábado, o NAPD fez cinco moldes de cadeiras de rodas. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o investimento varia entre R$ 9 mil e R$ 13 mil por paciente, mas varia com a necessidade de cada um. Ainda assim, esse valor inclui a adaptação já acompanhada da cadeira de rodas. Além disso, o projeto deve atender 100% dos pacientes com quadros graves e complexos da cidade.
[tdj-leia-tambem]
Cidade Inteligente
“Jundiaí é Cidade das Crianças e uma cidade inteligente. Investir em Saúde e qualidade de vida está entre as principais ações da gestão. A tecnologia aliada à Saúde promove melhores resultados”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.
Na saúde, a cidade implantou a teleinterconsulta, com a oferta de diferentes especialidades médicas, o telediagnóstico com exames de eletrocardiograma (ECG) nas UBSs, e o prontuário eletrônico.
“Jundiaí tem feito diversos investimentos aliando tecnologia e saúde. A nossa busca é ofertar à população o que há de melhor em todas as áreas e oferecer mais qualidade de vida a todos”, afirmou o Gestor de Saúde, Tiago Texera.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		