
Com experiência de 12 anos na luta contra o vício no tabaco, a equipe do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT) de Jundiaí realizará, nos dias 11 e 12 de setembro, a capacitação para profissionais de saúde da região.
A formação será com base no modelo multidisciplinar utilizado pelo município, que registra cerca de 80% de sucesso no abandono do vício. As inscrições devem ser realizadas pelo formulário online da unidade.
“A capacitação proporcionará o desenvolvimento do trabalho de forma regional e oferta de oportunidade de mudança de vida para pessoas de outras cidades”, explica Carlos Costa, coordenador do PAIT Jundiaí.
De acordo com o coordenador do PAIT, somente neste ano, foram realizados o atendimento de 300 pessoas, com grupos itinerantes em várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“Neste mês de agosto completamos 12 de anos de atuação, com um histórico de atendimento de 5,5 mil pessoas, entre as atividades feitas no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), Complexo Argos ou nas UBSs”, afirma.
Além da participação de diversos profissionais de Jundiaí, a capacitação contará com a presença de representantes estaduais para apontamentos de temas relativos ao fumo e suas consequências.
“É sabido que o consumo de tabaco, em suas mais variadas formas, acarreta diversos males ao organismo, facilitando e agravando problemas respiratórios, câncer de boca, laringe e pulmão, além de outras debilidades. Com o atendimento multidisciplinar, o tabagista é acompanhado em encontros semanais realizados por vários especialistas, que exploram o assunto de forma didática, oferecendo o apoio medicamentoso, se necessário. A conversa em grupo e a troca de experiências colabora com o engajamento ao tratamento”, detalha.