
De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, a cidade registrou 4.829 casos notificados de dengue. Destes, 1.083 foram confirmados, 919 contraídos na cidade e 164 “importados”. Vinte e dois casos ainda aguardam resultado.
Durante o ano, uma força tarefa composta pela Vigilância em Saúde Ambiental e soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Jundiaí percorrem a cidade para uma ação de combate ao mosquito transmissor. Além de verificar possíveis criadouros em residências e comércios, as equipes orientam moradores sobre os cuidados necessários para combater o vetor transmissor das arboviroses.
Segundo a gestão, as regiões com maior risco em Jundiaí são: Ponte São João, Caxambu, Vila Nambi, Vila Hortolândia, Vila Municipal e Centro. As autoridades de saúde pública destacam que é importante reforçar as medidas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti.

Confira as dicas de prevenção às arboviroses
- Não deixe lixo espalhado no seu quintal
- Tampe os vasos sanitários e caixas d’água
- Limpe as piscinas, mesmo sem uso
- Mantenha as calhas limpas
- Não deixe lonas jogadas
- Atenção a pneus, potes de animais, ralos, pratinhos e vasos de plantas, evitando água parada
- Invista em repelentes eficientes na proteção contra o mosquito Aedes aegypti
Além disso, Jundiaí lançou o painel de metadados das arboviroses. Assim, a cidade divulga indicadores de casos (positivos, negativos e em análise) de dengue, zika e chikungunya.
[tdj-leia-tambem]