Profissional da saúde aplicando vacina em criança no colo da mãe em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí se manifestou para esclarecer informações falsas que estão circulando em grupos de mensagens sobre vacinação contra Covid-19 em escolas.

De acordo com a gestão, há um áudio circulando com fake news. A mensagem diz que equipes de saúde aplicarão a vacinação contra a Covid-19 em unidades escolares de Jundiaí sem autorização dos pais e/ou responsáveis, utilizando a “desculpa” de que se trata da vacina contra a Poliomielite.

Além disso, é falsa a informação de que a aplicação do imunizante contra o Coronavírus é para prejudicar a saúde das crianças.

Vacinação em Jundiaí

Em nota, a Prefeitura de Jundiaí esclarece que realiza campanhas de vacinação contra Poliomielite em escolas, com o consentimento e autorização dos pais e/ou responsáveis. Essa iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Polio, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e evitar o retorno da doença, que é altamente contagiosa e pode provocar paralisia irreversível.

Assim, a gestão municipal reforça que qualquer vacinação em unidade escolar de Jundiaí exige o conhecimento e a autorização prévios dos pais e/ou responsáveis, que inclusive podem acompanhar o processo.

Para esclarecer dúvidas sobre vacinações, o Governo de São Paulo criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” (https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/). A plataforma aborda questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e os perigos da não imunização.

Ajude a combater a desinformação

  • Compartilhe apenas informações oficiais e confiáveis sobre vacinação.
  • Denuncie a circulação de notícias falsas em grupos de mensagens e redes sociais.
  • Incentive a consulta a fontes confiáveis como o portal “Vacina 100 Dúvidas”.

[tdj-leia-tambem]