Prédio do Pronto Socorro do Hospital São Vicente
Foto: Hospital São Vicente

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) e a Prefeitura de Jundiaí uniram forças para alcançar uma Certificação em Rede. Dessa forma, a iniciativa inédita busca integrar os serviços de urgência e emergência do HSV. Fazem parte destes serviços: quatro Prontos Atendimentos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), dois ambulatórios (Especialidades e Ortopedia), e seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Prefeitura. A integração busca um selo de qualidade reconhecido nacionalmente.

A jornada pela Certificação em Rede teve início em fevereiro de 2024, com a formação do Núcleo Central de Qualidade. Assim, lideranças do São Vicente e do Poder Público se reúnem semanalmente para acompanhar o andamento das ações e mapear pontos de aprimoramento.

De acordo com o Superintendente do São Vicente, Matheus Gomes, a parceria com o Instituto Qualisa de Gestão trouxe a Certificação ONA Nível Pleno. “Essa nova jornada, que visa implementar a governança da rede de saúde integrada e da rede do trauma, é mais um passo importante para a excelência no atendimento à população de Jundiaí.”

A metodologia utilizada para alcançar a Certificação em Rede é abrangente e rigorosa. Todas as unidades externas do Hospital São Vicente e as UBSs de Jundiaí passaram por diagnósticos individuais, com avaliações criteriosas dos processos e estruturas existentes. Dessa forma, a próxima etapa prevê uma nova visita de avaliação e diagnóstico por uma equipe especializada do IQG, prevista para o próximo mês.

Rede de saúde integrada no Hospital São Vicente

A busca pela Certificação em Rede não se limita apenas à qualidade do atendimento, mas também engloba a gestão integrada dos processos, a mitigação de riscos, a promoção da sustentabilidade no sistema de saúde e a responsabilidade social das instituições envolvidas.

“Estamos empenhados em superar todos os desafios e fazer de Jundiaí o primeiro município brasileiro a conquistar a certificação em rede de saúde integrada”, afirma o Superintendente do São Vicente. “Essa conquista será um marco histórico para a nossa cidade e um exemplo a ser seguido por outras regiões do país.”

[tdj-leia-tambem]