Jundiaí oferece vacinação, orientação e exames para funcionários do transporte público
Foto: Prefeitura de Jundiaí

As Unidades de Gestão de Mobilidade e Transporte e de Saúde de Jundiaí disponibilizaram ações de cuidados com a saúde dos funcionários do transporte público. A ação, que aconteceu nesta quarta-feira (6), também conta com a participação do Sindicato dos Rodoviários de Jundiaí e Região.

Antes ou após as jornadas de trabalho, os profissionais puderam se vacinar e receberam orientações para higiene bucal e exame rápido para prevenção ao câncer de boca.

“Muitas vezes, devido ao trabalho e os cuidados com a família, esses profissionais não conseguem cuidar da própria saúde. Essa ação foi promovida em conjunto para oferecer serviços e orientações para o bem-estar deles, refletindo também na qualidade de vida e estimulando para que possam desenvolver suas atividades com mais dedicação e tranquilidade”, comenta o diretor de Transporte da UGMT, Leslie Litano Tealdi.

Jundiaí oferece vacinação, orientação e exames para funcionários do transporte público
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Depoimentos dos profissionais

Sílvio Carlos Loreto, motorista de ônibus há 19 anos, tomou as vacinas e elogiou a oportunidade. “É ótimo, porque a gente consegue saber como está a nossa saúde. A minha está em ordem.”

Operador de monitoramento dos ônibus por meio do GPS, Rodrigo Cândido dos Santos, trabalha em uma das empresas de ônibus há 16 anos. Segundo ele, pela correria diária, não conseguia parar e cuidar da saúde. “É uma boa oportunidade, e a gente fica mais tranquilo para trabalhar sabendo que está tudo bem.”

Quem também saiu satisfeita foi a motorista de ônibus Maria Cristina de Oliveira. “Eu amo o que faço, mas, alguns dias são muito corridos. Então aproveitei para tomar a vacina e, agora, estou mais segura.”

Além disso, a parceria entre a UGMT e a UGPS também tem levado orientações e ações de saúde aos terminais urbanos. “É mais uma forma de garantir o acesso a esses serviços, e ampliar as ofertas no município, uma vez que, muitos trabalhadores têm horários diferenciados”, explica a enfermeira e gerente da UBS Corrupira, Carolina de Azevedo Neves Severiano.

[tdj-leia-tambem]