
Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h).
Histórias de pacientes
A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores pelo corpo, dor de cabeça e nos olhos, procurou atendimento na UBS Tamoio. Apesar de um exame inicial ter dado negativo, ela optou por realizar o teste rápido para dengue, que confirmou a doença. “Desde quinta-feira eu estou com essas dores pelo corpo, febre, náusea. Mesmo com meu exame dando negativo, o médico achou melhor eu fazer a testagem rápida para tirar a dúvida e aí sim entrar com a medicação adequada”, relata a costureira.
Noêmia Rodrigues, atendente, também procurou atendimento na UBS Jardim do Lago. Ela e seu filho Ângelo Gabriel, de 10 anos, apresentavam sintomas da dengue desde quinta-feira. O exame de Ângelo deu negativo, mas Noêmia, aguardando o resultado de seus exames, ressalta a importância da avaliação médica. “Eu estou aguardando o resultado dos exames médicos para saber o nível das plaquetas para a gente ter certeza o que é”, explica a atendente.
Números do dia
Ao longo do dia, 201 amostras de sangue foram coletadas, 87 testes rápidos foram realizados e 54 novos casos de dengue foram confirmados.

Alerta das autoridades
O Gestor da Unidade de Saúde da Prefeitura, Tiago Texera, faz um alerta à população: “O cenário ainda é preocupante, estamos atendendo muitos casos por dia. Então, se a pessoa estiver com os sintomas, procure um médico. Não podemos abaixar a guarda nesse momento. Lembrem-se: todo cuidado é pouco. Usem repelente, não deixem água parada. Só assim vamos sair juntos dessa situação”, orienta o gestor.
Sintomas e sinais de alerta da dengue
- Sintomas: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito.
- Sinais de alerta: dor abdominal intensa, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
Luta contra a dengue: um compromisso de todos
A Prefeitura de Jundiaí reforça a importância da colaboração da população no combate à dengue. É fundamental eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença. Medidas simples como manter caixas d’água tampadas, eliminar água parada em recipientes e limpar calhas e ralos podem fazer a diferença.